O novo modelo de Documento Nacional de Identidade (CIN), emitido pelo Instituto Nacional de Identificação, está disponível online para mais de 180 mil alagoanos, além daqueles que receberam o documento em março passado.
Segundo o diretor do órgão, Erik Silveira, para iniciar a edição virtual da identidade, é obrigatório baixar o aplicativo Gov. BR, que permite o acesso ao documento virtual com valor legal, previsto em leis federais. Está disponível para venda em pontos de venda online para os sistemas operativos iOS ou Android. Após baixar o aplicativo, o cidadão precisará criar uma conta com o número do CPF e uma senha e, ao entrar na tela inicial, clicar no botão ‘Pasta’. e, em seguida, no botão ”, decida sobre a opção ‘DNI’ e ‘Adicionar documento’.
Erik Silveira destacou que o formato virtual só está disponível quando o cidadão solicita oficialmente o documento em uma das secretarias da rede do Instituto de Identificação e seleciona o formato físico. Para o diretor do órgão, a edição virtual do importante documento de identidade brasileiro traz uma facilidade maravilhosa para o dia a dia do cidadão.
“A CIN virtual proporciona diversas comodidades, ao cidadão alagoano, como a eliminação da necessidade de portar diversos documentos físicos na carteira, maior segurança, a eliminação do uso de papel e identidade em outras situações. Além de facilitar a identificação dos cidadãos. simplifica rotinas, a edição virtual reduz a interrupção de roubo, furto, perda e apagamento de documentos”, diz o superintendente.
Outro mérito do aplicativo Gov. BR é que ele permite que o usuário tenha um portfólio virtual de documentos em seu celular. Além do DNI, há uma edição virtual de outros documentos utilizados pelos brasileiros, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF, CRLV, carteira de quadro e até a carteira de reservista.
Use o formulário abaixo para enviá-lo ao seu amigo.
Editor de contato: [email protected]
Contato de vendas: [email protected]