A cruzada Novembro Azul já começou em Mato Grosso do Sul, com movimentos voltados exclusivamente para a ginástica masculina e prevenção do câncer de próstata. Sendo o câncer mais letal do momento, as estatísticas servem como um alerta vermelho para dissipar preconceitos e maior condicionamento físico.
“É fundamental que os homens tenham consciência de que é essencial cuidar da sua condição física como um todo. E quanto mais precoce o diagnóstico do câncer, maiores as chances de cura da doença. Então, não vamos deixar que a preocupação e erros de informações incorretas tenham efeitos na sua condição física. A prevenção é a opção mais produtiva”, diz Thiago Frainer, urologista do Hospital Unimed, ao Jornal Midiamax.
De acordo com a estimativa 2023-2025 do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o câncer mais comum em homens, depois do câncer de pele não melanoma. São esperados 71. 730 novos casos desse tipo no Brasil e em Mato Grosso. Segundo Sul, são esperados 1. 230 novos casos desse tipo de tumor a cada ano. Quando diagnosticado e tratado precocemente, há 90% de chance de recuperação.
“O câncer de próstata tem uma taxa máxima de mortalidade. Estima-se que cerca de 16 mil homens morram por causa dela no Brasil”, alerta Frainer no relatório.
O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve quando as células da próstata se multiplicam e crescem fora de controle. “As consequências do tumor ao nível da doença podem variar”, explica o urologista do Jornal Midiamax.
Nos estágios iniciais, a doença é silenciosa e os sintomas de precaução incluem:
De acordo com Inca, os homens também são componentes da organização que:
Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os homens que ainda têm preconceito em relação ao toque retal virtual. No entanto, o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado a partir do sangue, não é o melhor marcador tumoral, pois não é um teste rápido para detectar o câncer de próstata.
Alguns tumores pequenos podem não apresentar alterações significativas nos níveis de PSA. Ou seja, eles não serão conhecidos através desse tipo de exame e tocá-los é mais eficaz.
Anúncio de Serviço Público
Trata-se de um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA, substância produzida pelas células da próstata. A maioria dos homens saudáveis tem níveis sanguíneos abaixo de quatro ng/ml. O risco de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente ao acúmulo de PSA. Graus.
Toque Retal
Com esse exame, o médico pode avaliar o comprimento da próstata por meio de um exame de toque retal, que pode ser maior e mais difícil se houver inflamação. Este exame é muito rápido e pode causar apenas um pequeno desconforto.
Ultrassom
O ultrassom da próstata ou ultrassom é usado para avaliar o comprimento desta glândula e ajustes em sua estrutura.
Graças ao Novembro Azul, o HCAA (Hospital de Oncologia Alfredo Abrão), em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), lançará exames gratuitos de PSA para homens entre quarenta e cinco e 75 anos.
Eles podem se dirigir ao Hospital de Oncologia de Campo Grande, Rua Marechal Rondon, nº 1053, a partir do dia 7 de novembro, com os seguintes preparativos:
Os serviços serão prestados por ordem de chegada, distribuindo senhas (100 por dia), a partir das cinco horas. nas ACAS.
Neste ano, graças à colaboração da Sesau, a expectativa é que os efeitos sejam coletados diretamente na unidade de ginástica mais próxima, em até 7 dias. No local, o exame será analisado por um profissional de ginástica que adiantará os casos suspeitos que serão investigados e, se detectados, serão encaminhados para tratamento no Hospital de Oncologia.