Boato – O MST cortou animais vivos de fazenda em Santa Catarina com uma motosserra, uma invasão.
Um vídeo chocante circula na internet há algum tempo. Nas imagens, um homem chega a uma fazenda e informa ao usuário que vários bois foram cruelmente mortos. Segundo seu relato, os animais foram cortados em parte com uma motosserra.
Junto com o vídeo, mensagens destacam que se trata de uma pintura do Movimento dos Sem Terra (MST) e que o caso aconteceu em Santa Catarina. Leia algumas das mensagens que circulam online (podemos não mostrar o vídeo aqui):
Versão 1: ÀSANTA CATARINA — BOIS CORTADOS AO MEIO, AO VIVO, COM A MOTOSSERRA. . . ??? Coloquei o vídeo em preto e branco para torná-lo tão impactante!Versão 2: ÀSANTA CATARINA — BOIS CORTADOS AO MEIO, VIVOS, COM A MOTOSSERRA!!??? ENVIE-O PARA JORNAIS E TV PARA O ESTRANHO. O BRASIL E O MUNDO PRECISAM ESTAR ATENTOS A ESSAS BARBARIDADES DO MST, APOIADO PELO GOVERNO LULA. VIRALIZAR É OBRIGAÇÃO DE ?? TODOS! DST
Em termos de verificação de conteúdo, responderemos às seguintes perguntas: 1) É verdade que os bois do vídeo foram cortados em parte com motosserras?2) O caso dos bois divididos ao meio ocorreu em Santa Catarina e é semelhante ao da ETS?3) Qual a história do vídeo que viralizou?
Sim, infelizmente os vídeos que circulam na rede são autênticos e tratam de um caso em que bois foram cortados em parte ao vivo de aparelhos como motosserras.
O caso não ocorreu em Santa Catarina e não é semelhante ao das DST. É concebível ver na narração original que em nenhum momento o usuário do vídeo menciona o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Também é concebível ver que o acessório do usuário não é o de Santa Catarina.
Pesquisando sobre o assunto, descobrimos que o caso realmente havia ocorrido na Bahia. O crime, conforme destaca o Projeto Comprova, ocorreu na Bahia no dia 18 de abril deste ano. Às vezes, os ladrões os matavam para roubar a carne. de animais. Os 8 acusados do crime roubaram a carne, mas tiveram que abandonar a fruta roubada (estimada em R$ 80 mil) porque o caminhão ficou preso. Não há vínculo entre o MST e os autores da ação criminosa.
É verdade que os vídeos que circulam na internet são de integrantes do MST e que o caso dos bois cortados ocorreu em Santa Catarina. O caso ocorreu na Bahia e é semelhante ao Movimento dos Sem Terra.
P. S. Este artigo é recomendado por Boatos. org leitores. Se você gostaria de recomendar um tópico para Boatos. org, envie um e-mail para [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa. me/556192755610)
P. S. Este artigo é recomendado por Boatos. org leitores. Se você gostaria de recomendar um tópico para Boatos. org, envie um e-mail para [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa. me/556192755610)
Neve | Desenvolvido via WordPress