Um passo para o progresso sustentável e econômico de Alagoas. Foi assim que o governador Paulo Dantas assinou, nesta quarta-feira (01), no Palácio da República dos Palmares, o projeto de lei que propõe a isenção do IPVA para carros elétricos e híbridos no estado. A iniciativa faz parte da “transição energética” em Alagoas, que visa impulsionar a adoção de veículos mais limpos e sustentáveis.
De acordo com o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa, a isenção do IPVA para carros elétricos será concedida no primeiro ano para carros novos, e nos próximos anos os proprietários terão vantagens de redução e outras alíquotas em relação aos carros movidos a outros combustíveis. Isso representa um incentivo para a aquisição de carros elétricos e híbridos, promovendo a sustentabilidade ecológica.
Segundo o governador, a medida incentiva a aquisição de carros mais limpos, mas também contribui para o alívio das emissões poluentes e o progresso sustentável de Alagoas, além de atrair novos investidores para a criação de indústrias voltadas à fabricação de carros elétricos e elétricos. componentes automotivos. híbridos. ” Esses movimentos fazem parte da visão de tornar Alagoas um estado altamente competitivo no setor de energia e um exemplo de progresso sustentável. Se aprovado, esse projeto de lei visa atrair investidores, públicos e privados, tornando o Estado cada vez mais competitivo no mercado e, ao mesmo tempo, promovendo a proteção ambiental”, ressaltou.
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
A secretária de Estado, Renata dos Santos (Fazenda), sob pressão de que a medida também representa um estímulo para a economia e um passo vital para vender carros mais limpos e facilitar a transição energética em Alagoas, reforçando o compromisso do Estado com o progresso sustentável e a prosperidade para sua população. “Estamos contando com a Assembleia para aprovar essa medida que só beneficia Alagoas e o restante de Alagoas. Incentivamos a compra e venda de carros elétricos e híbridos, além de movimentos para proteger o meio ambiente, gerando menos poluentes”, disse sob pressão.
Se aprovada, como funcionará a nossa lei:
Para que os carros funcionem com eletricidade, a tarifa é definida da seguinte forma:
– Ano 1: sem API.
– 2º ano: Pagar 0,50% (cinquenta centésimos por cento) do valor do IPVA.
– A partir do 3º ano: Pagar 1% (um por cento) do valor do IPVA.
Para veículos de passageiros, de carga ou combinados, as tarifas são explicadas da seguinte forma:
– 1,5% (um por cento e meio) para carros movidos a gás natural.
Para carros híbridos com vários motores de propulsão, cada um com seu próprio tipo de potência para funcionar, com pelo menos um motor elétrico.
Para veículos híbridos, a isenção do IPVA se aplica da seguinte forma:
– Ano 1: sem API.
– Ano 2: será pago 0,75% (setenta e cinco centésimos correspondentes a um centavo) do IPVA.
– A partir do 3º ano: Pagar 1,50% (um cinquenta centésimos por cento).
O rito contou com a presença dos secretários Alice Beltrão (Desenvolvimento Econômico), Bárbara Braga (Turismo), Joaldo Cavalcante (Comunicação), Rui Palmeira (Infraestrutura), Diogo Teixeira (Inclusão Social) e Vitor Pereira (Governo), além da deputada estadual Fátima. Canuto, Silvio Camelo, Remi Calheiros, Lelo Maia e Alexandre Ayres, prefeitos da Região Metropolitana de Maceió e representantes do setor produtivo.
O governador Paulo Dantas assinará, nesta segunda-feira (6), a ordem de pintura para a retomada da pintura no hospital. . .
A partir de julho de 2024, o Tribunal de Contas da União, representado pelo presidente Bruno Dantas, será um dos. . .
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta sexta-feira (3) que o governo faça investimentos e disse que. . .
O vice-presidente da República e ministro da Indústria e Desenvolvimento Comercial, Geraldo Alckmin (PSB), deu as boas-vindas ao. . .