A subsecretaria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor emitiu um alerta sobre um golpe que modifica o código PIX para copiá-lo para fazer pagamentos. Durante uma ação criminosa, é inserido um vírus que modifica o código e ajusta a conta de destino.
A subsecretária do Procon de Mato Grosso, Márcia Santos, explicou que a entidade ganhou muitas ações judiciais sobre o tema. “Muitos consumidores são vítimas de golpes no pagamento de suas despesas, e os gastos com energia elétrica são um deles. Em Mato Grosso, “alguns usuários relataram que as transações PIX do aplicativo de rede de distribuição de energia do estado foram vítimas de fraudes. A população da capital e do interior do estado que utiliza essa função do PIX está enfrentando o problema ultimamente”, disse a consultoria. firme.
Os golpistas usam a internet e produzem anúncios falsos para substituir o código PIX, que é gerado para transações online, quando esse pagamento é selecionado.
Márcia recomenda que os consumidores prestem mais atenção ao fazer faturas por meio do PIX ou até mesmo ao pagar uma conta ou fazer compras pelo computador. ” É que os consumidores são muito cuidadosos ao pagar suas despesas e verificar a ligação do destinatário. Então, se ao pagar uma conta de luz, você quer verificar se a ligação do destinatário é a ligação da concessionária de energia, porque se for uma ligação desconhecida ou a ligação de um terceiro, é para cancelar o pagamento, para fazer de alguma outra forma”, alerta Márcia.
O subsecretário do Procon-MT informa aos consumidores que, ao perceberem que foram enganados, primeiro vão ao desafio com a empresa que oferece o serviço. Caso não seja possível uma solução com o provedor, é aconselhável que a vítima se inscreva para o desafio pelo site www. consumidor. gov. br ou toque no Procon via WhatsApp (65) 99228-3098. Além disso, o usuário também pode registrar um boletim de ocorrência.
O Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, no ar há 23 anos com informações.