Rio Grande do Norte conta com mais de 350 profissionais do Mais Médicos em operação

Quase 80% dos profissionais do Mais Médicos em funcionamento no Rio Grande do Norte chegaram em 2023 para ampliar o acesso e a qualidade do atendimento no número um em atendimento físico, a porta de entrada do SUS. Na agenda do Estado, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, realizou um rito de boas-vindas aos novos profissionais do programa, que já conta com 357 médicos atuando no Rio Grande do Norte. Com essa expansão, a meta é alcançar mais de 1,2 milhão de pessoas no Rio Grande do Norte. Mais cedo, nesta sexta-feira (20), em Caicó, o ministro inaugurou a nova Policlínica Regional do Seridó e visitou a Faculdade de Ciências Médicas Multicamp.

O fortalecimento do atendimento à população faz parte da aquisição do Mais Médicos por meio do governo federal. Desde o início desta gestão, o Ministério da Saúde assumiu as revisões que foram paralisadas durante a última gestão, causando falta de assistência nas regiões. de maior vulnerabilidade social. No total, o Mais Médicos deverá ter, até o final de 2023, 15 mil novos médicos em todo o país, totalizando 28 mil profissionais. mais de 96 milhões de brasileiros. A decomposição visa reduzir as desigualdades na distribuição desses profissionais pelo país.

Segundo Nísia, o Mais Médicos voltou com força e aprendizado, após a destruição das políticas públicas do Ministério da Saúde. “Mas o Médicos é um ponto muito importante para não permitir, aqui no Rio Grande do Norte, com toda a Equipe de Saúde da Família e com toda a ajuda termos um aumento da mortalidade infantil”, disse.

O secretário de Atenção Básica, Nésio Fernandes, anunciou que cem por cento dos pedidos de credenciamento ordinário feitos por meio dos prefeitos do estado do Rio Grande do Norte foram atendidos por meio do Ministério da Saúde. Precisamos garantir que essa virtude seja um fator fundamental entre a Secretaria e o governo do Estado para que os municípios se comprometam com a educação digitalizada, concertada e universal, não só na cobertura, mas também na garantia do acesso”, disse.

Ampliando grupos e indo além do atendimento número um para o atendimento especializado. Nesta sexta-feira (20), em Caicó, a ministra Nísia participou da inauguração da Policlínica Regional do Seridó, unidade cujo objetivo inicial é o atendimento público de doenças crônicas. como diabetes e hipertensão. A nova unidade beneficiará uma população de 178 mil habitantes espalhados por 12 municípios da região. Os ambulatórios presenciais funcionarão em continuidade de atendimento, com apoio do círculo de familiares e da rede. médico, oferecendo o elo entre o atendimento número um e o atendimento especializado.

“Celebramos a aliança com o governo do Estado, cientes da importância que a policlínica tem e terá, não só para Caicó, mas para toda a região. Esta Policlínica nasceu com uma visão de regionalização, que tem sido o foco do projeto.

Ainda no município de Caicó, Nísia Trindade visitou a Faculdade Multicampi de Ciências Médicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), concebida como a primeira do Brasil com certificação estrangeira e com o conceito 5. La Escola criada em 2014 a pedido do programa Mais Médicos e concede 40 vagas consistentes por ano para graduação médica e mestrado profissional.

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *