Saúde realiza reunião do Comitê Estadual de Controle das Arboviroses

Com o objetivo de fortalecer os métodos de combate à Dengue, Chikungunya e Zika em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria Estadual de Saúde), Coordenadora de Controle de Vetores, organizou a 3ª assembleia do CECA (Comitê Estadual de Controle de Arboviroses) no Auditório do Imasul, em Campo Grande.

Durante o encontro, os 26 representantes das organizações e entidades que compõem o CECA foram apresentados ao Panorama Nacional das Arboviroses, ao Projeto Wolbachia, ao Projeto Ovirampas e às ações vetoriais da SES.

De acordo com o coordenador nacional de Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário, a reunião, que aconteceu na segunda-feira (23), foi muito produtiva e o comitê pôde discutir os próximos passos para a prevenção e prevenção das arboviroses.

“Foi uma reunião muito positiva. Informamos sobre a situação epidemiológica e juntos vamos ampliar os movimentos, provavelmente para minimizar o efeito das arboviroses”.

Representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública do Estado, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas do Estado, da Força Aérea Brasileira, do Corpo de Bombeiros Militar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Fiocruz, da Universidade Nacional de Mato Grosso do Sul, da Fiocruz, da Universidade Nacional de Mato Grosso do Sul, da Força Aérea Brasileira, da Força Aérea Brasileira, da Força Aérea Brasileira,Campo Grande, Sesi, Sanesul, Sesau Campo Grande, Agesul, SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), SED (Secretaria de Estado da Educação) e SES.

Na próxima reunião, marcada para 28 de novembro, as organizações e entidades colaboradoras apresentarão os movimentos que estão desenvolvendo em seus respectivos setores de atuação para combater as arboviroses.

O governo estadual, por meio da SES, realizará a ação do ‘Dia D’ de combate às arboviroses (dengue, chikungunya e zika) no dia 18 de novembro. A cruzada tem como objetivo conscientizar sobre a importância do controle do mosquito Aedes aegypti para salvar doenças.

Oferecendo facilidades à população, a ocasião acontecerá no Parque Jacques da Luz, localizado no bairro Moreninha, Campo Grande.

O “Dia D” na capital inicia a cruzada para que outros municípios de Mato Grosso do Sul iniciem suas ações.

Arbovírus

O controle do mosquito Aedes aegypti é extremamente importante. Além da dengue, o mosquito também transmite duas doenças graves: chikungunya e zika.

Para controlar a proliferação de mosquitos, é obrigatório evitar água parada em qualquer época do ano, mantendo barris, caixas e barris de água, caixas d’água bem tampadas; armazenar pneus em áreas cobertas; retirar galhos e folhas das calhas; não deixe água acumulada na laje; Encha potes pequenos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e prenda as piscinas.

Além disso, trata-se de repor a água em vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; descartar os resíduos em sacos plásticos em recipientes fechados; Feche bem os sacos de lixo e mantenha-os fora do alcance dos animais. manter garrafas e latas de vidro de cabeça para baixo; tubos de dossel; Recolher sacos plásticos e lixo do jardim, entre outras medidas que evitam o acúmulo de água e sujeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *