Lançada recentemente, a página online SotaQuiz é um quiz interativo para avaliar o conhecimento dos usuários sobre outros sotaques brasileiros. O desafio é apresentado na forma de 27 áudios falados por outras pessoas no estado do Brasil. Depois de ouvir uma frase popular, você deseja discar em um quadro de onde o usuário está falando.
Mas, para não facilitar, não há jargões ou expressões locais nos discursos. A oração é única para todos os falantes, e as pistas só estão na pronúncia de certas letras, entonação e velocidade da fala, o que deve dar um pequeno mérito àqueles que percebem a fonética.
“Você será capaz de reconhecer esses outros sotaques brasileiros?” pergunta o narrador do vídeo BlaBlaLab, culpado pelo prazer comunicativo nas redes sociais. A frase que é lida em todas as gravações é: “Você consegue adivinhar de que estado eu sou?Aqui tem carro, bateria, isqueiro, frigideira, sabão, tinta, porta e campainha. “
Uma publicação compartilhada via BlaBlaLab™ (@blablalab. wtf)
Em princípio, o SotaQuiz existe porque “o Brasil é muito maior que um eixo, um estado ou um sotaque. Tem várias diversificações linguísticas dependendo da região, da cidade e até do bairro”, diz uma descrição no site.
Além do desafio de conhecer a nossa língua, a comissão BlaBlaLab também é um convite para abraçar todos “nossos modos, coisas, trens de todo o Brasil”. Embora se transforme de acordo com o ambiente em que está inserida, a linguagem “está viva”, diz o site.
Nesse sentido, a sabedoria desses sotaques regionais constitui um elo vital entre a língua primordial e os estágios da evolução linguística. Embora já exista uma tentativa de criar um sotaque imparcial, ela nada mais é do que uma tentativa de criar uma linguagem televisiva para jornais e novelas, diz o vídeo do BlaBlaLab nas redes sociais.
(Fonte: Getty Images)
Na tentativa de trazer o português brasileiro para a forma falada no sudeste do país, o vídeo de apresentação do SotaQuiz destaca a importância do projeto Atlas Linguístico Brasileiro (ALiB), que respeita a natureza multidialetal de nossa língua e favorece a pluralidade. de seu uso para ser retomado em sala de aula, como forma de construção da cidadania e do respeito à diversidade.
Nesse sentido, a dialetologia, estudo das diversificações linguísticas regionais e base para a criação do questionário, desempenha um papel fundamental, uma vez que não se limita às diversificações geográficas dos sotaques, como se fossem dialetos regionais, mas basicamente se concentra nas diferenças sociais. diversificação, contribuindo para o alívio do estigma e preconceito linguístico.
Para completar este desafio, tudo o que você precisa fazer é pular para o SotaQuiz e clicar em “Começar”. Feliz expedição linguística!
Para enviar uma sugestão, você deseja fazer login com seu Facebook