Tempestade destrói escola no Pantanal, deixando dormitórios, biblioteca e salas de estudo desabrigados

O Instituto Rural Escola das Águas, no Pantanal de Paiaguás, ficou parcialmente destruído após um forte temporal. A unidade de transporte está localizada a cerca de 360 quilômetros do domínio urbano de Corumbá, município localizado a 426 quilômetros de Campo Grande.

A força da chuva cobriu parte da escola, deixando os aposentos dos homens, a biblioteca e as salas de estudo desprotegidos. As aulas foram suspensas nesta quarta-feira (1).

Um vídeo compartilhado pelo Instituto Alma Pantaneira também mostra a extensão dos danos. Um dos apartamentos, por exemplo, foi completamente descoberto, deixando os beliches e alguns quartos a céu aberto.

Nas redes sociais, eles informaram que na próxima quinta-feira (2) enviariam uma equipe de pedreiros. Fotografias mostram o arranjo de aço do telhado torto.

De acordo com dados publicados no site do Instituto, cerca de 50 bolsistas com idades entre 6 e 17 anos são acomodados, jovens profissionais agrícolas em um raio de cem quilômetros.

As categorias do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, são oferecidas em regime de internato em tempo integral. Além disso, 12 jovens e adultos são atendidos no período noturno como parte do projeto Brasil Alfabetizado.

De acordo com a Câmara Municipal de Corumbá, os estragos causados pelo tufão que atingiu o domínio na tarde desta terça-feira (31/10). Não houve feridos na escola, que tem 52 professores cuidando dos alunos. O Inmet emitiu alertas de tufão desde terça-feira cobrindo toda a área de Mato Grosso do Sul.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação está no local para avaliar os estragos, planejar a manutenção e dar continuidade às aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *