Com 114 casos ativos, Itabuna lidera o número de casos de Covid-19 na Bahia

Itabuna, município do sul da Bahia, tem 114 casos ativos de Covid-19 e dois aguardando validação. Esse número coloca a cidade entre as mais sensíveis da lista em termos de índices de coronavírus no estado. Os dados são do Boletim Diário Covid-19 da Diretoria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) desta sexta-feira (3). No ranking de casos de Covid, a cidade é seguida pela capital Salvador, com 66 casos ativos, e Feira de Santana, com 50. De quinta (2) para sexta-feira, o município com maior expansão de casos ativos foi Vitória da Conquista, que passou de 37 para 48.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, a Bahia tem notado um aumento no número de casos do vírus nas últimas três semanas, e esse ritmo é acentuado no norte, extremo sul e sul do estado. Por isso, um alerta epidemiológico foi emitido no dia 30 de outubro para chamar a atenção não só dos profissionais de fitness, mas também da população, para as medidas a serem seguidas para conter a disseminação da Covid-19″, disse.

Márcia diz que é imprescindível que outras pessoas com sintomas gripais, como febre, coriza e tosse, procurem uma academia e façam um teste PCR. Além disso, é imprescindível o uso de máscara.

O diretor também destacou a necessidade da vacinação como forma de bloquear mutações do vírus. “Hoje, a política no estado bivalente é de apenas treze por cento. Se olharmos para a macrorregião, na macrorregião Norte há apenas 14% de vacinação. No extremo sul, 7%. E na região Sul só 9%”, disse.

Em nota publicada hoje no site da prefeitura, a Prefeitura de Itabuna afirmou que “o conhecimento do Boletim Covid-19 mostra que Itabuna tem apenas 3 casos ativos”. Questionado sobre em qual levantamento se baseava a pesquisa, o município respondeu que o conhecimento se baseava no monitoramento diário dos sistemas do Ministério da Saúde.

“O conhecimento é alimentado diariamente por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Esse procedimento é realizado desde 2020 e a fórmula é o E-SUS. Os insights diários de vigilância são mapeados todas as quartas-feiras, através de casos baixos. “Até julho do ano passado, elas eram publicadas diariamente, com base no E-SUS”, diz a prefeitura de Itabuna.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico Semanal, publicado em 30 de outubro, a Bahia registrou um aumento significativo no número de infectados nas últimas três semanas: novos casos confirmados e ativos. Em média, foram registrados 25 casos por dia entre as semanas de 30/07 e 02/09. No período consecutivo de 24/09 a 28/10, essa média aumentou: quarenta e cinco vezes por dia.

Na semana passada, o estado registrou 645 casos de Covid, o que representa um aumento de 131,2% nos casos em relação à semana passada, quando foram registrados 279 casos.

“Devido ao aumento da vacinação, os casos têm sido leves. As pessoas relaxaram, mesmo desmaiando com sintomas gripais e não fazendo o teste. Essa expansão é preocupante porque pessoas imunocomprometidas, idosos e jovens podem se inflamar e ficar mais vulneráveis a complicações mais graves”, explica Áurea Paste, doutora em Infectologia, coordenadora da Residência em Infectologia do Instituto Couto Maia (Icom).

Não é assinante? Sinal

Cadastre-se e receba o máximo de novidades do Correio gratuitamente.

© 1996 – 2023 Diário Correio. Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *