Governo lança plataforma BA. GOV. BR e amplia inovação baiana em atendimento ao cidadão

“O que o governo da Bahia pode fazer por você hoje?Esse fator está na vanguarda da nova plataforma do governo estadual, a BA. GOV. BR, apresentada pelo governador Jerônimo Rodrigues em evento realizado no salão coral do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Na ocasião, Jerônimo assinou, junto com o vice-governador Geraldo Júnior, um decreto que cria o portal e define as regras para a unificação dos canais virtuais do governo estadual.

Danilo Marasca Bertazzi, titular do Conselho Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, também faz um brinde.

“O portal foi pensado para dificultar a vida dos cidadãos e aprimorar a experiência virtual”, disse o governador. A nova plataforma passa a abrigar todas as instalações apresentadas através do SAC Digital, atendendo aos mais altos critérios de segurança e confiabilidade. eles têm acesso às facilidades pela internet e canais celulares (iOS e Android), pelo WhatsApp, além de aplicativo próprio (o aplicativo SAC Digital já foi atualizado para a nova plataforma). Com um total de 519 instalações públicas realizadas nesta primeira fase, a plataforma é uma experiência pioneira no estado, oferecendo facilidade e comodidade aos cidadãos. O objetivo é garantir uma experiência intuitiva e propositiva, com diversas opções de acesso, para atender a todos os públicos.

O BA. GOV. BR pode ser acessado de qualquer dispositivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar, de forma inegavelmente e segura.

Para estender e aproveitar virtualmente a resolução de solicitações, agendamento e outros recursos on-line, um plano de progressão de serviço já está em vigor. Assim, entre cinco e dez novas instalações serão adicionadas mensalmente, até o final de 2024.

“É um canal único de oferta e informação, com uma apresentação elegante e interação mais fácil para os cidadãos. Vamos trabalhar para que, até 2026, todo o público estadual esteja na plataforma”, disse o secretário de Administração, Edelvino Góes. Ele acrescentou que, em novembro, BA. GOV. BR se juntará à Sefaz e ao Detran, acrescentando a possibilidade de pagar, por meio de fotos, pelo registro de veículos, facilitando a vida de milhares de baianos.

No lançamento, o governador também destacou que a plataforma promete a estabilidade do serviço, por ser a geração mais complexa no campo da governança virtual e do relacionamento direto com as pessoas. Estamos promovendo a transformação virtual no setor público baiano e executando para inspirar a solução dos desequilíbrios e desigualdades sociais”, disse Jerônimo.

A inovação já é uma marca do governo estadual, que registra números impressionantes. A Bahia é o estado brasileiro onde um terço de sua população está cadastrada em uma plataforma de serviço público (o antigo SAC Digital).

São 4,7 milhões de baianos já capacitados e acostumados com os serviços públicos do Estado de forma totalmente digital, moderna e definitiva. A meta agora é atingir uma parcela da população até o final de 2024. Segundo o secretário de Estado da Comunicação Segundo André Curvelo, espera-se que, com esta mudança, o acesso à plataforma aumente 10% de seis em seis meses.

O app também é o mais bem avaliado na modalidade, com nota 4,7 nas lojas de aplicativos. Todas essas marcas são resultado do investimento do Governo do Estado na digitalização dos serviços públicos: para se ter uma ideia, nos últimos 4 anos, foram injetados R$ 24 milhões na geração utilizada por meio do antigo SAC Digital, dos quais apenas R$ 5 milhões em 2022.

A segunda fase da plataforma já está em andamento para promover a modernização e padronização dos sites das secretarias e órgãos dos governos estaduais, que serão incorporados à grande plataforma BA. GOV. BR”. O governo da Bahia é digital. Mais do que uma melhor comunicação, é uma ação para o deleite do cidadão quando busca dados e serviços governamentais”, afirma Daniel Ribeiro, coordenador de Mídias Digitais da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Jerónimo salientou que o acesso à palma da mão evita perder tempo, viajar e até imprimir papéis, mas o atendimento presencial mantém-se. Sabemos que um percentual da população não tem acesso à tecnologia, seja pela qualidade do aparelho, conectividade ou outros fatores. “

Decreto

O decreto assinado na última quarta-feira (1) visa centralizar as instalações e dados do governo estadual em uma única plataforma, a fim de dificultar a vida da população baiana. Dessa forma, deixará de ser obrigatório acessar outras plataformas para obter, por exemplo, documentos de veículos, carteiras de identidade, carteiras de habilitação, fazer agendamentos em órgãos públicos, entre outros movimentos do regime para qualquer cidadão. Agora, com a institucionalização da plataforma de solteiros, os baianos poderão acessar todas as facilidades de forma rápida, moderna e inegavelmente.

Até 31 de dezembro de 2024, todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual devem estar padronizados e suficientemente atualizados em relação aos sites e programas celulares sob sua responsabilidade. A Secretaria de Estado da Administração (Saeb) será responsável por coordenar a execução. processos, permitindo o registro de nomes de domínio na internet e programas de celular em lojas de aplicativos. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) coordenará a consolidação dos portais governamentais na internet, sob o domínio “ba. gov. br”.

Também fica estabelecido por decreto que os movimentos de comunicação social e aplicativos públicos do Governo do Estado terão que se referir exclusivamente à plataforma única, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Isso significa que, também na BA . GOV. BR, os cidadãos poderão ler as notícias e manter-se atualizados com as movimentações feitas por meio de órgãos e secretarias estaduais.

Segurança & Conforto

A plataforma, controlada por meio da Companhia Baiana de TI (Prodeb), viu sua arquitetura aprimorada, tanto em termos de segurança quanto de escalabilidade, para garantir que a plataforma possa cuidar de um backlog de acesso simultâneo, se necessário. O governo estadual garante acesso confortável, ágil e seguro para todos os cidadãos. No mesmo sentido, ter uma única frente comprometida com o fornecimento de facilidades e dados ao público baiano promete situações maiores para o poder público baiano cumprir as determinações. por meio da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no que diz respeito ao tratamento do conhecimento prestado pelos cidadãos.

Além de tornar mais fácil, confortável e rápido para os baianos, o online reduz custos. Segundo Kátia Argolo de Castro, Head de Soluções Estratégicas da Prodeb, “o estilo virtual tem a perspectiva de gerar uma economia de até 90% para os cofres estaduais, em comparação com o estilo de atendimento presencial. Além disso, o uso do virtual pode reduzir a aventura do cidadão (tempo total de execução do serviço) em mais de 95%.

A adoção de serviços digitalizados economiza e otimiza a prestação de serviços públicos, com efeito visual no Estado: aliviando os custos de papel, energia elétrica, logística e o tempo necessário para destacar todas as etapas da prestação de serviços públicos. , desburocratizando e ampliando o acesso à população. Um exemplo inteligente é o RG Expresso, que permite a reimpressão de documentos emitidos em até seis anos. Para se ter uma ideia, os preços aos cidadãos foram reduzidos em 52,8%, já que é obrigatório ir ao posto do ISC apenas para retirar o documento, eliminando a necessidade de agendamento ou espera. Para o Estado, esse percentual chega a 75,8%, já que todo o procedimento é realizado na plataforma, com um serviço comprometido. somente no ato da entrega.

Inovador

Em 2018, a Bahia lançou sua primeira plataforma virtual, o SAC Digital, após dois anos de desenvolvimento. Desde então, o número de pessoas em destaque na plataforma aumentou de 17 para cinco,19 com quase cinco milhões de cidadãos cadastrados. A plataforma já forneceu apenas cerca de treze milhões e recebeu cerca de 60. 000 visitas por dia, o que equivale a cerca de 4. 000 visitas a cada 30 minutos. A sorte da SAC Digital tem promovido projetos semelhantes em outros estados que fazem parte do Programa de Transformação Digital (GTD) do Estado e do Distrito Federal. ) Grupo de Trabalho.

“O serviço nasceu enraizado na prestação de serviços virtuais (hub de atendimento), no atendimento ao cidadão de forma proativa e personalizada e na governança do conhecimento, capaz de ajudar nas fórmulas e no controle das políticas públicas”, explica Igor Takenami, diretor de Transformação Digital do Saeb.

Destaques Nacionais

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o segundo estado do país com maior número de internautas. Segundo o Instituto, a expansão do acesso à web no estado da Bahia, por faixa etária, entre 2018 e 2019, impulsionada por pessoas mais velhas.

A plataforma permite que BA. GOV. BR prestem serviços aos cidadãos de acordo com seus outros papéis, momentos de vida e experiências, tornando a preparação de chamadas e sourcing menos difícil e mais otimizada. O avanço da política de transformação virtual deu à Bahia uma posição de liderança no Índice ABEP-ICT de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distritais, desenvolvido por meio da Associação Brasileira dos Entes Públicos e Estaduais de Tecnologias da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), com o estado na posição mais sensata de 4 posições por dois anos consecutivos.

Neste ano, a Bahia também participa do Prêmio iBest, considerado a maior premiação web do país. Concorrendo no Top3 na categoria Governo do Estado, que premia projetos virtuais voltados à prestação de serviços mantidos por meio das administrações estaduais, pode alcançar a primeira posição. Nesta edição do Júri, Popular. La votação fica aberta até o dia 29 de novembro, no link https://bit. ly/493dCSP. A cerimônia de premiação e o anúncio dos vencedores em todas as categorias acontecerão em evento presencial. marcada para os dias 29 e 30 de janeiro de 2024, no Pavilhão de Exposições do São Paulo Expo, na capital paulista.

Sem Eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *