IBGE inicia visitas a academias de ginástica em Mato Grosso do Sul

Equipes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começaram nesta segunda-feira (9) a fazer uma escala em residências de Mato Grosso do Sul para realizar a PNDS 2023 (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde).

Nos próximos 4 meses, o pessoal de coleta chegará a aproximadamente 133 mil famílias em mais de 2. 500 municípios de todo o país. Em Mato Grosso do Sul, o levantamento vai alcançar 4. 305 famílias.

Além de examinar as características gerais dos cidadãos e das famílias – como educação, pintura e fonte de renda – a PNDS 2023 aborda questões sobre a avaliação do prestígio e da satisfação com o atendimento prestado nos serviços de condicionamento físico; condições de vida familiar, como uniões, planejamento reprodutivo, infância, pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, entre outros; aptidão física e nutrição de crianças até cinco anos de idade; e problemas semelhantes à vida individual de homens e mulheres.

Segundo a coordenadora estadual da PNDS, Sylvia Assad, o tema demografia e aptidão física já foi estudado no Brasil como componente de pesquisa semelhante, ocorrida em 1986, 1991, 1996 e 2006, mas esta é a primeira vez que o IBGE realiza um levantamento sobre o tema. “Lembremos que o PNDS é um levantamento de padrões familiares, ou seja, só pede a determinadas famílias que decidiram, por meio de estratégias estatísticas, constituir o país. Com o conhecimento da PNDS, o Ministério da Saúde poderá planejar e executar movimentos voltados para o condicionamento físico”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *