Jerônimo apresenta cooperação para implantação do Centro de Tecnologia Aeroespacial da Bahia

4 de novembro de 2023Feira de Santana

Um acordo de cooperação técnica assinado nesta segunda-feira (31), em Brasília, tem como objetivo colocar em prática o Centro de Tecnologia Aeroespacial da Bahia, voltado para educação, estudos e inovação, com o objetivo de promover o progresso regional da indústria aeroespacial do estado.

O convênio, que permite a realização dos primeiros estudos, foi firmado entre o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Ministério da Defesa, por meio da Aeronáutica, e o Senai-Cimatec. O rito contou com a presença do governador Jerónimo Rodrigues, dos ministros da Defesa, José Múcio, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de outras autoridades.

Segundo Jerónimo, essa é uma oportunidade vital para a defesa aérea da Bahia, com tecnologias já conhecidas e desenvolvidas no Brasil. “É uma expectativa positiva que tenhamos sabedoria e inovação no estado da Bahia e no nordeste brasileiro, com a opção de novas oportunidades de capacitação e estudos nesse quadro fundamental, tanto para as forças da economia e do desenvolvimento, quanto para as forças de segurança”, disse o governador.

O ministro Múcio disse que esse é um grande passo para reduzir as desigualdades sociais entre o povo brasileiro. “Ocupar a Base Aérea de Salvador para ampliar setores estratégicos de defesa com tecnologia, estudos e inovação é um procedimento que visa gerar mais oportunidades e reduzir desigualdades. Esse acordo traz a opção de realização de estudos e um polo aeronáutico no Nordeste. Graças ao Governo da Bahia e à valiosa ajuda do governador Jerônimo Rodrigues, posso garantir que os objetivos serão alcançados”.

Ainda no evento, Rui Costa insiste que este momento corresponde à preferência do Presidente Lula em promover o progresso regional. “A oportunidade, com esse redesenho das áreas da Aeronáutica, abre um espaço na Bahia para o avanço da sabedoria e da tecnologia”, disse. .

Para o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Andrade, “este é o primeiro passo de um projeto vital, que contribuirá para o adensamento da indústria e, em especial, da indústria aeroespacial. Este acordo permitirá, após estudos iniciais, o status quo de um centro de desenvolvimento tecnológico e publicitário para o setor aeroespacial. “

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia e do Conselho Regional do Senai, Carlos Henrique, também comemorou o acordo. “Estamos falando da criação de uma nova empresa e de uma cadeia vital para a Bahia. Vejo que estamos abrindo uma nova fronteira de avanço econômico e que todos teremos que trabalhar juntos para que o Estado possa aproveitar essa oportunidade, que vai gerar mais emprego e renda”, ressaltou.

Siga o Acorda Cidade no Google News para ver os destaques do dia. Assine também nossas equipes no WhatsApp e Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *