Já foram definidos os finalistas da 38ª edição da Copa Bahia de Juniores, em Salvador (BA), principal torneio juvenil do país e que demonstra a máxima capacidade do tênis nacional. A ocasião acontece no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, e conta com a colaboração da SUDESB e SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.
A convite da organização e aos 14 anos, Luis Miguel, semifinalista de Wimbledon em sua categoria, alcançou a resolução na categoria de 18 anos, sua primeira final em seu segundo torneio mundial. Ele venceu Gustavo Albieri por 7/6 (7/4) 6/2 e o troféu ficará com o quarto cabeça de chave Stephan Noale, que venceu o segundo cabeça de chave Henrique Brito por 6/4 2/6 7/5. A resolução será às nove horas da manhã deste sábado.
“Estou muito contente por ganhar a final. Foi uma semana incrível para mim. O primeiro set hoje foi muito duro, sem quebra, levantei o ponto no tie-break. Na hora do set eu estava no controle. Faremos tudo o que pudermos para esta final”, disse Luís Miguel.
Às 10h30, a final feminina será disputada entre a paulista Sthefany Lima, segunda cabeça de chave, e a jamaicana Alyssa James. Sthefany venceu Maria Oliveira por 6/2 6/3, enquanto Alyssa bateu a gaúcha Laura Badia por 6/1 2/0 quando a brasileira desistiu por problemas físicos.
Na categoria 14 anos, com problemas para o ranking sul-americano da Cosat, Nathalia Tourinho venceu Gabriela Bettoni na semifinal baiana por 6/1 e enfrentará Mariana Ramos na resolução. Tourinho é neta de um dos criadores da Copa Bahia de Juniores, o ex-Copa Banco Econômico, Luís Tarquínio. Na categoria 14 masculina, Lorenzo Corsini e Gustavo Holanda disputaram a final. Na categoria 16 feminina, a decisão será entre Isabela Silva e Giulia Ferreira. No masculino, João Prudêncio e André Jun disputaram a final. As finais de ambas as categorias começam às nove horas da manhã.
No total, 350 atletas de sete países (Brasil, Holanda, Colômbia, Argentina, Paraguai, Peru e Jamaica) vão percorrer todas as categorias da Copa do Mundo até 18 anos, do Cosat Sul-Americana (16 e 14 anos) e do Campeonato Brasileiro (12 anos). Esse número é um recorde histórico para o evento.
A Copa Bahia de Juniores tem a tarefa de revelar os maravilhosos talentos do tênis brasileiro. Nos últimos anos, João Fonseca foi campeão em 2021 e conquistou recentemente o título do US Open. Em 2017, Thiago Wild levantou o troféu na final contra Sebastian Baez. Ele venceu o US Open júnior no ano seguinte e agora está no top 80 do ranking profissional. Sebastián Báez foi vice-campeão na mesma edição e agora é o 30º do mundo em competições profissionais.
A Copa Bahia de Juniores já revelou outros grandes nomes do tênis nacional, como Gustavo Kuerten, campeão na categoria de 16 anos, em 1993, em uma final épica contra a baiana Duda Catharino, hoje diretora da ocasião. Outros nomes presentes na ocasião foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo e Teliana Pereira, entre outros.
A 38ª edição da Copa Bahia de Juniores tem patrocínio da SUDESB e da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. A ocasião contou com o apoio da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Baiana de Tênis.