Mato Grosso em primeiro lugar no ranking de criação de tarefas no Centro-Oeste e momento no Brasil em 2023. Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Assalariados e Não Contratados (Cated), foram 39 mil novas tarefas entre janeiro e setembro deste ano. No primeiro mês de 2023, o número de pessoas oficialmente contratadas era de 850 mil, enquanto em setembro esse volume subiu para 889 mil.
Em 2023, também foram realizadas 485 mil internações, ante 429 mil demissões. O número de vagas anunciadas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Mato Grosso também mostra que há espaço no mercado de trabalho, com uma média de 3 mil vagas condizentes com a semana no total.
Com base nessas informações, o governo estadual lançou em abril o programa SER Família Capacita, que oferece 50 mil vagas educacionais, preferencialmente para outras pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, é pressionado que Mato Grosso é um estado imensamente rico e que ao longo dos anos o número de vagas tem aumentado, e que o objetivo do governo estadual é que esses cargos sejam preenchidos por meio de cidadãos mato-grossenses. Temos consciência de que muitas dessas vagas são preenchidas por outras pessoas de outros estados, porque infelizmente não temos tanta mão de obra profissional aqui. E é para isso que estamos aqui: qualificar a população de Mato Grosso para que ela possa preencher o mercado de trabalho existente”, explicou.
Para isso, o Senai, contratado por meio do Estado para realizar a capacitação, realizou um mapeamento das principais aspirações dos profissionais dos municípios, a fim de oferecer cursos que respondam à demanda”. O SER Família Capacita é uma oportunidade de qualificação profissional que visa satisfazer os anseios dos setores produtivos do município. O programa tem como objetivo promover a inclusão social, com emprego e renda, para outras pessoas que estão em um cenário de vulnerabilidade social, bem como para aquelas que desejam abrir um negócio ou buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho”, disse Bugalho.
Nos cinco meses de funcionamento do programa, 87% dos municípios já foram atendidos, com mais de mil cadastros realizados. Foram ministradas 433 categorias em 34 cursos nas áreas de alimentos e bebidas, vestuário, estrutura civil – construção civil, mecânica do aço – soldagem, automotivo, gestão, logística e tecnologia de dados. O “Obras Sociais Seara de Luz”, na comunidade Jardim Liberdade, em Cuiabá, é um dos locais onde a ação ministra o curso de Padaria e conta com 20 alunos.
Para o professor do curso, Marlon Carlos Menezes, é uma satisfação poder transmitir sabedoria no âmbito da formação profissional, contribuindo diretamente para converter suas vidas e, consequentemente, inseri-las no mercado de trabalho e também no empreendedorismo. Para os instrutores, o objetivo do programa é proporcionar aprendizado técnico e capacitação profissional, garantindo a inserção de uma força de trabalho profissional no mercado de trabalho, contribuindo assim para um futuro mais rico e com maior renda para os alunos matriculados no programa. Além disso, os cursos oferecem oportunidades de progressão técnica e de carreira para sua carreira.
De acordo com os servidores do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso – DataHub MT, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinicius Bispo e Maxwell da Silva Santos, o cenário em termos de criação de tarefas é algo valioso para o setor social. e a progressão econômica do país. Estado.
“Isso se reflete no cenário laboral em Mato Grosso, já que o ponto de empregabilidade no mercado depende inteiramente de recursos humanos profissionais, que é o que permite o crescimento econômico, e o acúmulo de vagas é essencial para o pleno emprego. produção e, consequentemente, melhores condições de vida na sociedade”, disse Bispo.
O Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, no ar há 23 anos com informações.