Minas Gerais receberá incentivo de cinco milhões de reais para o Carnaval de 2024

Um incentivo de cinco milhões de reais para o Carnaval mineiro 2024, uma das maiores festas populares do Brasil, foi anunciado na tarde desta sexta-feira (27/10) por meio do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com a Cemig, ocasião na casa de shows Autentica com a presença de artistas e representantes de blocos de samba e escolas.

A realização do Carnaval da Liberdade Cemig 2024 virá com projetos artísticos sobre a temática do Carnaval que já foram aprovados na Lei Nacional de Incentivo à Cultura ou que serão registrados no mecanismo, que pode ser realizado agora.

As inscrições são gratuitas e encerram às 23h59. em 30/11. Podem participar pessoas físicas e/ou jurídicas (com ou sem fins beneficentes), blocos, blocos de filmes de animação bacanas, grupos e bandas musicais e escolas de samba. Quem ainda não submeteu sua destinação à lei de incentivos deverá assinar suas propostas na plataforma Secult até o dia 30/11. Uma vez cadastrado, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição na página online da Cemig www. cemig. com. br.

A comissão julgadora realizará a pesquisa técnica dos projetos entre os dias 27/10 e 15/12. O resultado inicial está previsto para ser publicado no dia 18/12. O período de habilitação para os projetos decididos, após o período de recurso, será entre 21/12 e 01/05/2024. Os resultados finais dos projetos aprovados estão previstos para serem publicados no dia 01/08/24.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, comemorou o lançamento do Carnaval da Liberdade e o consequente impacto positivo nas festividades em Minas Gerais.

“Vamos atrair mais turistas para o Carnaval de BH e Minas Gerais, um território culturalmente variado. A promoção será implantada em todo o estado. O carnaval é o maior fenômeno da economia artística que estamos vivendo ultimamente em Minas. Os números do ano passado mostram isso: “Mais de um bilhão de reais foram doados aos municípios que sediaram o festival, com destaque para BH, que gera emprego e renda. A realização é uma política de Estado que engloba toda a cadeia produtiva desse festival maravilhoso”, ressaltou Oliveira.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo também anunciou que o Governo de Minas Gerais, após ouvir e atender às solicitações dos blocos, cederá uma área para testagem no Centro de Referência de Resíduos de Minas Gerais, na Avenida dos Andradas, na zona Leste. Região de BH.

A diretora de Comunicação e Desenvolvimento Sustentável da Cemig, Cristiana Kumaira, destacou a importância do Carnaval mineiro para a economia e o turismo do estado. “Hoje é um dia muito especial. Preciso convidar a todos para mostrar, mais uma vez, a força de Minas Gerais. Contribuímos para o progresso do nosso estado, com o turismo e a geração de emprego e fonte de renda. Percebemos que apoiar a cultura mineira também impulsiona a economia local. Os hotéis estão lotados, os bares e restaurantes estão cheios de foliões. É uma cultura que gera empregos e fonte de renda para os demais mineiros.

Etapas e critérios de notificação

Os projetos contemplados por meio do incentivo de R$ 5 milhões, valor 20% superior ao valor imaginável na mesma realização para 2023, vão ampliar as atividades em outras localidades das demais regiões de Minas Gerais durante as festividades, gerando atividades econômicas e turísticas. . expansão estadual.

Os diversos projetos aprovados no âmbito da Lei Nacional de Fomento à Cultura serão realizados em 3 etapas: investigação do projeto, publicação do resultado inicial e fase de recurso; O momento será uma revisão bibliográfica da regularidade e adequação dos documentos; E, por fim, o terceiro passo é a publicação do resultado final.

Critérios como cumprimento dos requisitos, apresentação da cobrança de acordo com o usuário (preço total do pedido dividido pelo público estimado), adequação e aderência ao tema do Carnaval da Liberdade, viabilidade da proposta, criatividade e inovação, acessibilidade e inclusão serão utilizados para as propostas.

O presidente da Liga do Bloco Santa Tereza, Kerison Lopes, também comemorou a iniciativa, que, segundo ele, marca o início das festividades do ano que vem. “O Carnaval 2024 foi apresentado hoje com essa iniciativa da Cemig, que apresenta o cartaz publicitário do Carnaval, indispensável para colaborar com os blocos, os grandes blocos de animação e as escolas de samba, que são o pessoal que divulga o Carnaval. A Cemig e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, têm papel fundamental na organização do Carnaval em BH e em Minas Gerais. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *