Os semifinalistas da 38ª edição da Copa Bahia de Juniores, em Salvador (BA), principal torneio juvenil do país que reúne os principais talentos do tênis nacional, já foram definidos. A ocasião é apresentada no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, e conta com a colaboração da SUDESB e SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.
Destaque para a gaúcha Laura Badia que eliminou a grande favorita, a paranaense Paola Dalmonico por 7/6 (7/5) 6/4 e vai disputar a semifinal contra a jamaicana Alyssa James, carrasco da baiana Luana Paiva com placar de 7/6 (7/5)6/2. A outra semifinal será disputada entre a 3ª cabeça de chave, Maria Luisa Oliveira, de Brasília, e Sthefany Lima, de São Paulo. Maria Luisa venceu Gabriela Cho por 6/1 6/4, enquanto Lima bateu Julia Pereira por 1/6 6/3 7/6 (8/6).
No masculino, Luis Miguel, de 14 anos, que disputa seu segundo torneio no Mundial Sub-18, segue surpreendendo e desbancando outro favorito do 7, desta vez Thiago Guglieri. /6 0/6 6/2 e vai brigar por uma vaga na final contra Gustavo Albieri. O tenista, que ganhou um convite da organização, foi semifinalista em Wimbledon neste ano e venceu 3 torneios europeus no meio do ano.
“Jogo inacreditável, comecei um pouco atrás, mas me deram melhor, ganhei no tie-break; no segundo set ele começou muito bem, me acompanhou com seus chutes, quando eu piscei para ele em 4 a 0″ e ele foi bem. No terceiro eu tinha muita confiança, rompi, tomei uma liderança inteligente. Estou muito satisfeito com essa partida, queria agradecer aos meus treinadores Kike Grangeiro, Santos Dumont e vamos seguir com tudo”.
A outra semifinal colocará Stephan Noale e Henrique Brito contra outros quarto e segundo cabeças de chave, respectivamente. Noale venceu Thomas Brandão nas duplas por 6/1, enquanto Brito bateu Bruno Vieira por 6/1 e 6/quatro.
Na categoria 14 anos, com problemas para o ranking sul-americano da Cosat, uma semifinal cem por cento baiana será disputada entre Nathalia Tourinho e Gabriela Bettoni. Tourinho é neta de um dos criadores da Taça Bahia de Juniores, o antigo Banco Económico, Luís Tarquínio. Tourinho venceu Julia Canto, sobrinha do judoca olímpico Flávio Canto, por 6/1 e 6/0, enquanto Bettoni bateu Isadora Benalle nas duplas por 6/3. A outra será entre Paola Polese e Mariana Ramos.
No total, 350 atletas de sete países (Brasil, Holanda, Colômbia, Argentina, Paraguai, Peru e Jamaica) vão percorrer todas as categorias da Copa do Mundo até 18 anos, do Cosat Sul-Americana (16 e 14 anos) e do Campeonato Brasileiro (12 anos). Esse número é um recorde histórico para o evento.
A Copa Bahia de Juniores tem a tarefa de revelar os maravilhosos talentos do tênis brasileiro. Nos últimos anos, João Fonseca foi campeão em 2021 e conquistou recentemente o título do US Open. Em 2017, Thiago Wild levantou o troféu na final contra Sebastian Baez. Ele venceu o US Open júnior no ano seguinte e agora está no top 80 do ranking profissional. Sebastián Báez foi vice-campeão na mesma edição e agora é o 30º do mundo em competições profissionais.
A Copa Bahia de Juniores já revelou outros grandes nomes do tênis nacional, como Gustavo Kuerten, campeão na categoria de 16 anos, em 1993, em uma final épica contra a baiana Duda Catharino, hoje diretora da ocasião. Outros nomes presentes na ocasião foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo e Teliana Pereira, entre outros.
A 38ª edição da Copa Bahia Juniores tem patrocínio da SUDESB e da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Desporto do Governo do Estado da Bahia. A ocasião contou com o apoio da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Baiana de Tênis.