Novo golpe gera contas duplicadas em sites falsos; Saiba como fazer você mesmo

Uma das estratégias usadas pelos criminosos é patrocinar anúncios classificados no Google, o que faz com que sites falsos pareçam o mais sensato dos efeitos de busca ao pesquisar termos como “segundo via CPFL”, por exemplo. Esses sites fraudulentos usam o nome, o logotipo e a indústria se vestem de corporações de aplicativos na tentativa de mentir aos usuários. No entanto, muitos desses sites têm erros de ortografia e formatação não profissional.

Ao acessar esses sites falsos, as vítimas acabam fornecendo seus dados privados, acreditando que estão em um ambiente confiável. Com essas informações, os criminosos acessam sites corporativos de aplicativos válidos para baixar o preço das contas dos consumidores. Em seguida, criam faturas falsas ou enviam códigos QR Pix aos pacientes para que eles possam fazer o pagamento.

Outra técnica usada por golpistas direciona os pacientes para uma conversa de WhatsApp para faturar uma segunda via. Os criminosos se passam por bots automatizados de atendimento ao visitante que são usados por empresas válidas para facilitar o processo de pagamento via WhatsApp. Eles usam o mesmo método para baixar informações privadas sobre os pacientes. , verificando valores de contas em sites oficiais e enviando faturas falsas pelo aplicativo de mensagens.

De acordo com Fabio Assolini, chefe da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina, não apenas as vítimas perdem dinheiro com esses golpes, mas suas informações pessoais também são comprometidas. Além disso, correm o risco de ter instalações essenciais interrompidas por falta de pagamento, ao encerrar o orçamento em uma conta bancária fora do negócio atual.

Para se proteger desse tipo de golpe, Assolini aconselha os usuários a nunca compartilharem dados privados ou números de contas em sites não verificados ou com estranhos no WhatsApp. Os usuários devem entrar em contato diretamente com o aplicativo corporativo pelos canais oficiais de atendimento para verificar a autenticidade de qualquer cobrança.

“É fundamental que outras pessoas saibam como localizar suas contas no site, prestando atenção na URL para esse tipo de situação, ou até mesmo entrando em contato com a própria empresa para pagar a conta”, acrescentou Assolini.

A sensibilização e a vigilância são fundamentais para proteger os consumidores destas complicadas ameaças em linha.

Fonte: Guia Muriaé, com Tech Tudo

Patrocínio de imagem: Depositphotos

Receba todas as novidades do Guia Muriaé por e-mail gratuitamente!

Carangola Divino Espera Feliz Eugenópolis Fervedouro Miraí Miradouro Muriaé [ ]

Além Paraíba Cataguases Espera Feliz Juiz de Fora Lajinha Laranjal Leopoldina Ervália

Bom Jesus Itabapoana Campos dos Goytacazes Italva Itaperuna Miracema Natividade Porciúncula Santo Antônio de Pádua [ ]

© Guia Muriaé 2011-2023 – O maior da região. Sobre Nós | Termos de Uso | Política de privacidade

Todos os direitos reservados. É proibida a replicação do conteúdo desta página por qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, mediante prévia autorização por escrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *