4 de novembro de 2023Feira de Santana
O voo fretado da empresa polonesa Lot pousou no aeroporto de Salvador neste domingo (29), após a tarde, de Varsóvia, com 292 turistas poloneses a bordo. Elas foram recebidas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-BA), com capoeiristas, mulheres típicas da Bahia e percussão da organização afro Muzenza. A cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, “deram as boas-vindas” aos visitantes.
“Gostei dessa recepção. Estou muito animado com a musicalidade e a fita sagrada que recebi. As outras pessoas aqui nos receberam com um sorriso”, disse Dominga Burka, uma polonesa de 25 anos.
“Conheci a Bahia pela web e pelo operador Itaka, e quis fazer parte desse grupo. Estou muito animado e tenho certeza que vou adorar as praias”, disse o atleta de 50 anos. Andrew Jacewr da Polônia.
O governo baiano negociou com a operadora Itaka, a maior do Leste Europeu, a chegada de voos fretados de Varsóvia, até abril de 2024, sempre aos domingos, com a ajuda da empresa Amahuaca, esposa de Itaka no Brasil. Sete mil poloneses vão parar no estado nesse período, iniciativa que também tem convênio com a Rede Vinci.
“Iniciamos negociações em feiras de turismo estrangeiras. Itaka veio ao estado para conhecer nossas atrações e retribuímos com uma escala em Vasórvia, através de uma delegação baiana, onde operadores e agentes poloneses foram treinados no destino baiano. Hoje celebramos o toque final deste voo inédito”, explicou Giulliana Brito.
Antes da chegada do voo, o cônsul polonês visitou a Igreja do Bonfim, o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, a Marina da Penha e o Pelourinho, pontos turísticos de Salvador que devem ser visitados por turistas europeus, além de passeios pela Costa dos Coqueiros e pela Chapada Diamantina.
“Abrimos uma nova ruptura nas relações entre Polônia e Brasil, por meio dessa aproximação com a Bahia. Os poloneses poderão se deliciar com toda a beleza, riqueza e encantos que o estado tem a oferecer, com a opção de atrair mais turistas do nosso país”, disse a cônsul Marta Olkowska.
Siga o Acorda Cidade no Google News para ver os destaques do dia. Assine também nossas equipes no WhatsApp e Telegram