A secretária de Saúde de El Salvador, Ana Paula Matos, demonstrou nesta sexta-feira (3), na inauguração do Festival Liberatum Brasil, que há um aumento de casos de Covid-19 na capital baiana.
Segundo o secretário, os casos registrados em El Salvador, apesar do aumento, não são graves. Ele alerta, no entanto, que a maioria dos registros vem de outras pessoas que não terminaram o ciclo vacinal.
“Nossa equipe monitora isso de forma pontual. Fizemos toda a vigilância epidemiológica da situação. Temos percebido que sim, estamos vendo um aumento de casos, mas não uma piora, pelo menos não em números gigantescos”, disse Ana Paula Matos.
De acordo com Ana Paula Matos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem ampliado a vacinação em locais como comunidades, igrejas e pontos de coleta.
“Nos casos excepcionais que estão se agravando, identificamos que são outras pessoas que não terminaram esse ciclo de vacinação. Estamos ampliando esse acesso, estamos vacinando nessas comunidades, terreiros, igrejas, em qualquer lugar de uma organização [. . . ]”, continuou.
Por fim, o secretário pediu a realização de clínicas e o ciclo de vacinação seja concluído, priorizando as doses bivalentes.
“Se você ainda não terminou seu ciclo de vacinação, por favor, vacine-se, especialmente com a vacina bivalente. É muito transparente para nós que a Covid aumentou”, concluiu o secretário.
Na semana passada, segundo relatório do Centro Integrado de Comando e Controle de Saúde da Secretaria Nacional de Saúde (Sesab), foram registrados 645 casos da doença. O número representa um aumento de 131,2% em relação à semana passada, que teve 279 ocorrências.
De acordo com o Alerta Epidemiológico, a Bahia registrou um aumento de casos ativos e notificados da doença nas últimas três semanas. Em média, cerca de 25 casos foram registrados entre as semanas de 30/07 a 02/09. De setembro a outubro, entre 24/09 e 28/10, o acúmulo médio foi de quarenta e cinco casos.
Inicia-se também a construção de instituições de ensino. A Faculdade de Ciências Aplicadas do Extremo Sul (Facisa), no município de Itamaraju, retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências da instituição.