Assine nossa newsletter gratuita
Intitulada “Caminhos do Rio – Origem da Cidade do Rio de Janeiro”, a iniciativa tem como objetivo difundir a sabedoria da herança milenar carioca entre os principais acadêmicos de escolas públicas e privadas.
Sem dúvida, o Rio de Janeiro é um dos lugares com maior patrimônio antigo de todo o Brasil. Uma cidade que foi capital de um maravilhoso império europeu, então da única monarquia da América do Sul, e apesar de tudo de uma república que ousou construir uma verdadeira “Paris dos Trópicos” na Belle Époque, possui prédios, casas, igrejas e monumentos de arquitetura rica e qualidade estrangeira, característica que acaba sendo esquecida na escolarização da juventude carioca.
Neste contexto, e com vista a incentivar grandemente os jovens em termos de leitura e aprendizagem da matéria, os parceiros devem financiar um projecto de educação patrimonial de ponta.
Trata-se do “Caminhos do Rio – Origem da Cidade do Rio de Janeiro”, elaborado pela professora, historiadora e arquiteta Renata de Faria Pereira, que poderá obter vantagens de investimento por meio de incentivos fiscais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). , onde já foi aprovado, após receber o sinal verde do governo federal para arrecadar orçamento de empresários e americanos que queiram colaborar na educação patrimonial, especialmente de jovens da periferia que frequentam as escolas públicas da cidade.
O principal objetivo da iniciativa é promover a sabedoria do patrimônio antigo do Rio entre os melhores alunos de escolas públicas e privadas da capital, Rio de Janeiro.
O conceito é trazer a história, a arquitetura e a arte do Rio para dentro das salas de aula, incentivando os estudiosos a apreciar, perceber e analisar os edifícios históricos, monumentos e obras de arte da cidade. cidade, com a participação básica de todos, pedindo a Renata que amplie uma abordagem e cada tecido a ser utilizado. Essas aulas, que são compostas por destacados estudiosos que fazem uma escala em lugares antigos, para conhecê-los e analisá-los através de livros para colorir e que inspiram a criança a pensar em cada detalhe arquitetônico presente.
“Nosso objetivo é tornar os jovens ainda mais apaixonados pelo Rio, para que cresçam no amor e no respeito pela cidade. Queremos que os jovens se esforcem por inovações em sua posição com base em sua experiência de viagem. Queremos valorizar nosso patrimônio antigo e, ao isso, criar uma questão sobre a própria vida”, diz Renata.
“Só amamos o que conhecemos e concebemos, que são seres humanos. O Centro do Rio tem um grande número de obras arquitetônicas por metro quadrado. Reclamamos de pichações e vandalismo nesses locais proconsistentes. Isso é exatamente porque outras pessoas fazem isso. ” Não fomos informados desde os anos de formação para conceber e valorizar este património. Essa iniciativa é espetacular e, por isso, a Sergio Castro é uma das empresas que apoia a ideia da professora Renata”, acrescenta Claudio André de Castro, diretor da Sergio Castro Imóveis e conhecido fã do Centro Rio.
O corretor de imóveis supervisionou toda a recuperação e reabertura da histórica igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na Rua do Ouvidor. O templo reabriu com uma grande festa de aniversário em junho passado, como mostrado aqui.
A comissão também visa construir conhecimentos relacionados à história do nosso município por meio de visitas culturais, realizadas com um e-book de atividades especialmente criado para as crianças, que será entregue gratuitamente às equipes escolares no dia do curso prático. As crianças são trazidas para o Centro e oferecidos passeios por lugares e edifícios de importância antiga para o país.
Criado inicialmente em 1992, com uma excursão de acadêmicos do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, o “Caminhos do Rio” também tomou posse em 2002, 2011 e 2015, englobando, além da Piazza XV, locais como Arcos da Lapa, Cristo Redentor, Fortaleza de São João, Ilha Fiscal, Jardim Botânico, Largo da Carioca, entre outros.
Antes, apoiou por meio do empresário Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente do Botafogo e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
Em 2024, a iniciativa trará à tona a rota “Origem da Cidade”, que acompanhará os antigos monumentos da Praça XV, no centro do Rio, os mais antigos de todo o município. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores será o principal local para receber as equipes escolares e o ponto de partida da caminhada que os alunos farão, enquanto aprendem mais sobre as origens do Rio.
A previsão é que a alocação do “Caminhos do Rio” evolua de fevereiro a novembro de 2024. Nos primeiros meses, será criada uma nova página oficial online e haverá publicidade para convidar professores, além do início das inscrições e da elaboração e impressão da caderneta de atividades. No passado, o programa levou milhares de jovens ao centro histórico.
Seguem-se workshops de formação de formadores, bem como visitas ao público em geral e aos estudantes em particular. Elas, inclusive, começarão no segundo semestre e a missão oferecerá 30 viagens gratuitas de ônibus para as escolas públicas do Rio.
Do início ao fim, a tarefa consistirá em uma discussão contínua com professores e escolas participativas, orientando-os por meio do site.
No mês passado, a iniciativa terá como foco o enriquecimento do site, com a inclusão de gravações em vídeo e fotografias das visitas, além do trabalho enviado por meio dos professores.
Refira-se que, no final do projeto cultural, estará disponível na Internet a página online para divulgação da iniciativa, que será depois renovada por mais um ano.
Há uma forte tendência para valorizar e maximizar a componente histórica da região central. Várias visitas guiadas para adultos são promovidas através de guias pessoais e entidades como o Instituto Rio Antigo ou a página Rio – Casas e Edifícios Antigos.
O circuito Caminhos do Imperador, no Rio Antigo, teve muita sorte e se estende do Campo de Santana até a Praça XV. Da mesma forma, um fluxo de pessoas está se acumulando no domínio aos sábados e domingos, não apenas para parar em centros culturais e museus, mas também para bares, restaurantes e feiras, abrindo caminho para jovens que começam a expandir seu sabor por toda a região.
Para o arquiteto e urbanista Manoel Vieira, ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do RJ, “a educação popular voltada para o patrimônio cultural é de extrema importância para divulgar nossos bens culturais, principalmente aqueles concentrados no centro da cidade. Região do Rio. “
Segundo ele, “nesse sentido, o trabalho multidisciplinar entre pedagogos, historiadores, arquitetos, museólogos e arqueólogos é essencial para que o conteúdo reflita o significado e a afetação dos estudos e descobertas sobre esse patrimônio”.
“Felizmente, tenho acompanhado a inclusão do tema patrimônio cultural nas escolas particulares e fica claro que essa formação quer mais atenção nas escolas públicas municipais e estaduais. Sorte maravilhosa para o indicado e seus apoiadores e patrocinadores”, finaliza Manoel. .
Leila Marques, também arquiteta, urbanista e conselheira federal pelo CAU/RJ, destaca a importância dos jovens que querem manter o patrimônio do Rio.
“O Rio de Janeiro tem uma história arquitetônica muito rica e extensa. Apresentar esses exemplos para além da história do Brasil, como é feito nas escolas, e abordar esses prédios como patrimônio histórico, artístico e cultural da nossa cidade, vai ampliar a visão dos jovens para o importante aspecto da CONSERVAÇÃO”, disse.
“A ‘memória’ pode e merece ser revisitada através das novas gerações, que serão profissionais de longo prazo que cuidarão e precificarão não só os edifícios em si, mas também todo o contexto onde e quando foram projetados. A democratização da sabedoria é o caminho mais sábio para o progresso de um povo. Parabéns pelo programa”, finaliza Leila.
Os interessados em apoiar financeiramente a iniciativa entram em contato com a idealizadora, Renata de Faria Pereira, diretamente pelo telefone (21) 99319-5634.
Salve meu nome, e-mail e neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new Date() ). getTime() );
Olá! Você se inscreveu para receber a newsletter do Diário do Rio, o único jornal cem por cento independente do estado e leitura obrigatória para quem ama o Rio. Se, por algum acaso, alguém o aconselhou a corrigir o seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Depois de se cadastrar, você receberá o máximo de notícias vitais do Rio de Janeiro diariamente. . Nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser descobertos em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever! Equipe Abs Rio Diário