Frente fria e ciclone extratropical aumentam risco de temporais no Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para áreas ao norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, devido à previsão de chuvas de mais de cem milímetros (mm) em 24 horas. Na noite (4), a previsão é de chuva superior a duzentos mm nesses espaços.

O alerta vermelho representa o ponto de ameaça e mostra um perigo máximo de eventos, como danos a edifícios, quedas de energia, danos a plantações, queda de árvores, inundações e interrupção do transporte rodoviário.

Desde quinta-feira (2), com a intensificação da tensão atmosférica (alta tensão no oceano e aprofundamento da depressão no continente), os ventos têm maior intensidade no leste do estado e, principalmente, no litoral do Rio Grande. do Sul.

O alerta do Inmet é que as rajadas de vento podem ultrapassar os 80 quilômetros por hora (km/h) ou até ultrapassar os 100 km/h no litoral sul do estado entre a tarde de sexta-feira e a manhã de sábado. E há perigo de granizo.

A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, fez a previsão do tempo: “A frente sem sangue vai se formar nesta sexta-feira, ainda causando muita estabilidade, causando muita chuva, com volume ainda superior a cem mm ocasionalmente, o que pode ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa frente sem sangue vai se mover rapidamente, mas ainda pode trazer chuva forte, com pancadas de chuva, e pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento. E não podemos descartar a possibilidade de vinda de granizo. Isso também acontece de vez em quando. “

Fonte: El Sur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *