Fundação investiga mortes e internações de jovens em Minas Gerais

A prefeitura de São João Del Rey, cidade localizada a 190 quilômetros ao sul de Belo Horizonte, suspendeu categorias após a morte de 3 jovens no município em um período de pouco mais de um mês, desde o dia 24 de setembro. os corredores municipais de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas. Os seis municípios estão no sudeste de Minas Gerais. A Fundação Ezequiel Dias, vinculada à Secretaria de Saúde de Minas Gerais, ainda investiga os motivos da morte e internação de outros jovens da região. “As amostras relacionadas aos casos ocorridos no município ainda estão sendo analisadas para conclusão das investigações epidemiológicas, seja no laboratório de referência estadual ou dentro do município”, diz nota do banco de dados. ditado.

Segundo a secretaria, “não há critérios para considerar uma epidemia ou uma ameaça à saúde da população, nem qualquer evidência epidemiológica que justifique uma mudança no regime de atividades da população”.

O corredor municipal de Felício dos Santos, 370 quilômetros ao norte de Belo Horizonte, informou à Secretaria de Estado da Saúde sobre um surto de escarlatina no município. As atividades nas escolas da cidade foram suspensas.

Para a secretaria, “a definição de epidemia é um cenário em que há um aumento maior do que o esperado na frequência de casos de um evento ou doença em um domínio ou entre uma determinada organização de pessoas, em um determinado período”.

De acordo com a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, “a escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que ocorre em jovens em idade escolar na primavera. É transmitida através das mesmas bactérias que causam amigdalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela.

A transmissão ocorre por meio do contato direto com a saliva ou secreções nasais de pessoas inflamadas, mesmo com sintomas da doença. A incubação é de 1 a 10 dias.

Em nota enviada à Agência Brasil, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais afirma que “propõe o fechamento de escolas” no município de São João Del Rey.

Não é assinante? Sinal

Cadastre-se e receba o máximo de novidades do Correio gratuitamente.

© 1996 – 2023 Diário Correio. Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *