Não se deixe enganar pelo fuso horário: os últimos horários do portal Enem em MS

Mais de 3 milhões de candidatos participam neste domingo (5) do primeiro dia de exames do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Em Mato Grosso do Sul, devido à diferença horária, as portas abrem 1 hora mais cedo do que na maioria dos estados. Por isso, é recomendado se planejar com antecedência para não perder o cheque e viralizar nas redes sociais como um “novato no Enem”.

Com base no horário de Brasília, as portas devem abrir ao meio-dia e fechar às 13h, mas MS e outros cinco estados estão aderindo a outros fusos horários e os candidatos devem ser cautelosos.

Esses horários também valem para os estados do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima, já que todos são de uma hora no horário de Brasília (DF).

Desde 1998, o ENEM é uma porta de entrada para o ensino superior e vem avaliando a funcionalidade educacional dos estudantes em fim de ano da educação básica e democratizando-os para os cursos de graduação das universidades públicas e privadas do país. Em Mato Grosso do Sul, outras 47. 470 pessoas se inscreveram para o exame.

No primeiro dia de provas, os bolsistas responderão a 90 questões das áreas de Letras e Ciências Humanas, além da escrita. No segundo dia, 12 de novembro, serão abordadas as áreas de fitoterápicos e matemática e suas tecnologias.

Neste ano, as provas acontecerão em dois domingos, 5 e 12 de novembro. As respostas às provas objetivas estarão disponíveis no dia 24 de novembro no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pedagógicas Anísio Teixeira). Os efeitos individuais devem ser divulgados em 16 de janeiro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *