A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) de Tel Aviv, em Israel, pousou na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro com 219 brasileiros repatriados da zona de guerra do Oriente Médio. Eles tinham animais de estimação no voo. Com isso, o número de brasileiros atendidos por meio da Operação Retorno à Paz, do governo federal, chegou a 1. 135.
De acordo com a recente lista máxima do Itamaraty, 150 brasileiros ainda têm interesse em deixar a região, totalizando cerca de 120 em Israel e cerca de 30 na Faixa de Gaza. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o próximo voo que trará os brasileiros será transportado por meio de um KC-30, da FAB, com capacidade para mais de duzentas pessoas. Isso permitirá o transporte de todos os brasileiros para Israel, além de 15 estrangeiros da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia que pediram ao Brasil para deixar a região.
O desafio é a organização dos brasileiros na Faixa de Gaza, pois não há planos para que outras pessoas deixem o enclave palestino. Um avião presidencial já está no Cairo, capital egípcia, aguardando autorização para levar brasileiros pela fronteira egípcia.
“Depende um pouco de uma série de questões, tanto do lado israelense, das autoridades de Gaza, quanto do lado egípcio, para chegar a um acordo”, disse o chanceler Mauro Vieira nesta quarta-feira, em Brasília.
Vieira acrescentou que há poucos balcões para deixar a Faixa de Gaza e que cerca de 5. 000 estrangeiros precisam sair. “Por todas essas razões práticas, as cédulas ainda não estão abertas e brasileiros e outros nacionais estão desmaiando”, acrescentou.
Veja também
– Israel luta contra ‘eixo do mal’ liderado pelo Irã, diz Netanyahu
– Guerra entre Israel e Hamas: ocasiões de quinta-feira