O último dia de outubro (31) foi marcado por fortes chuvas em várias partes do estado. Os temporais causaram alagamentos e destruição em diversas cidades de Minas Gerais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (1), mais de seiscentos municípios estavam em alerta para tempestades que poderiam vir acompanhadas apenas de granizo.
A cidade de Itaúna, na região central do estado, foi uma das que registrou volume significativo de chuvas. Leitores do portal BHAZ enviaram vídeos do momento em que o tufão atingiu.
Nas imagens, é possível ver várias ruas alagadas . Em algumas situações, carros ficaram cobertos de água e comércios quase submersos pela chuva.
Cidadãos então registraram o estado das ruas após o tufão que alagou e deixou um rastro de destruição na região central de Minas Gerais.
Vizinhos registram situações de rua após tufão em Itaúna pic. twitter. com/AEXWKJztV0
O prefeito de Itaúna, Neider Moreira, descreveu o ocorrido na última terça-feira (31) como “chuva extraordinária”. Ele também informou que ainda não há dados sobre mortes, mas que houve inúmeros danos materiais.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, outras duas pessoas ficaram desalojadas, mas buscaram refúgio temporário em casas de parentes. Não há dados sobre moradores em situação de rua.
Uma publicação compartilhada via Prefeitura de Itaúna (@prefeituradeitauna)
Sete Lagoas, também na região central de Minas, é um município que sofreu alagamentos após o temporal. Segundo o prefeito, Duílio de Castro, em pouco mais de uma hora, a cidade registrou cerca de 80 mm de chuva e rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora.
Uma publicação compartilhada via Duílio de Castro (@duiliodecastro)
A Defesa Civil de BH emitiu um forte alerta para a ameaça geológica que pode durar até a próxima sexta-feira (3). Segundo o órgão, o alerta foi emitido devido às fortes chuvas que atingiram a capital mineira nesta semana.
As regiões que mais podem sofrer com essa situação são Venda Nova, Noroeste e Oeste. Por isso, os agentes municipais de Proteção Civil alertam para que as pessoas fiquem atentas ao grau de saturação do solo, painéis estruturais, bem como quedas de muros, deslizamentos e deslizamentos de terra.
Jornalista da BHAZ. Jornalista com quatro anos de experiência na mídia. Cobriu casos de relevância nacional e estrangeira. Trabalhou na RecordTV Minas, também é produtor e editor de textos na Record News. Graduado pelo Centro Universitário Estácio de Sá.
Todos os Direitos Reservados © – BHAZ Portal 2020 – Powered by Evercode