No último dia de férias dos Jogos Pan-Americanos, a seleção brasileira de tiro com arco conquistou duas medalhas de prata e garantiu a vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Com um total de três pódios, o Brasil cumpriu seu papel na história da modalidade.
Ana Machado, atleta estreante no Pan, conquistou uma medalha inédita na ocasião de recurvo feminino, garantindo também vaga no festival feminino da modalidade, em Paris. Ele também subiu ao pódio nas duplas medley ao lado de Marcus D’Almeida, que já havia conquistado a medalha de bronze na prova masculina por equipes no sábado (4).
O caminho até à final feminina foi difícil para Ana Machado, que eliminou a norte-americana Casey Kaufhold, atual número dois mundial, por 6-4 nas meias-finais. No entanto, na final, superou a mexicana Alejandra Valencia, perdendo por 7 a 1. .
“Meu primeiro Pan e foi incrível. Foi uma semana incrível e consegui fazer tudo o que tinha planejado. Conseguimos uma vaga em Paris, que era nosso principal objetivo, e mais duas medalhas”, disse ao site do Comitê Olímpico Brasileiro.
Uma publicação compartilhada via Time Brasil (@timebrasil)
Com duas medalhas na mesma edição, o domingo também é dia de destaque para o atleta Marcus D’Ameida.
“Eu sabia que algumas coisas poderiam acontecer e não sairia daqui com o ouro, mas estou satisfeito por sair com duas medalhas. Saí do Pan total com uma medalha, vou sair com duas”, disse o atleta, que conquistou o bronze neste sábado (4) ao lado de Matheus Gomes e Matheus Ely no tiro com arco por equipes masculino.
Segundo a Agência Brasil, o Brasil está confiante em sua presença nas provas individuais e combinadas dos Jogos Olímpicos Paris 2024 no tiro com arco. As vagas são indicadas, enquanto os representantes do país são explicados de acordo com os critérios estabelecidos pela CBTArco (Confederação Brasileira de Tiro com Arco).