O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pedagógicas Anísio Teixeira (Inep) entrou em contato com a Polícia Federal (PF) na tarde deste domingo (5) para investigar a publicação de um símbolo em uma página do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 nas redes sociais.
O símbolo que circulou na página que contém o tema do ensaio do Enem 2023: “Desafios para combater a invisibilidade das pinturas de cuidado feitas por mulheres no Brasil”, bem como os textos que o acompanham.
Não é possível determinar, a partir das mensagens, se o símbolo foi tirado antes ou depois do início dos testes, que começam às 13h30. Hora de Brasília.
Ainda assim, o símbolo foi compartilhado na revisão. De acordo com as regras do Enem, os participantes não poderão usar smartphones ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos durante a prova.
O setor de comunicação do Inep disse que, sempre que o instituto toma conhecimento de possíveis vazamentos ou outras violações de provas, aciona a PF para apurar suspeitas.
De acordo com as regras do Enem, descritas no edital do Enem 2023, não é permitido o uso de dispositivos eletrônicos no posto de fiscalização, nem a afixação de fotografias do exame no cheque. Participantes flagrados tirando fotos dos cheques cometem crime e são automaticamente retirados do Enem.
A redação do Enem 2023 faz parte do primeiro dia do exame. Em vídeo divulgado nas redes sociais na presença do ministro Camilo Santana, o Ministério da Educação anunciou neste domingo (5) por volta das 14h15. a questão do julgamento do Enem, que está tomando posição no Brasil.
Mais de 36 horas após o tufão em São Paulo, uma empresa privada tenta justificar a falta de energia elétrica em algumas áreas. Estamos procurando resolver as coisas com as próprias mãos”, diz a apresentadora do BBB.
O autor do esfaqueamento em frente a um supermercado em Blumenau, Santa Catarina, teve sua identidade revelada e segue preso preventivamente. Segundo a polícia, a discussão foi quando o traficante apresentou o rapaz a Paçoca.
Questões contemporâneas também marcaram as questões do exame nacional do ensino superior, incluindo a música de Caetano Veloso, Paulo Freire e a pedagogia da autonomia e do machismo.
Neste domingo, sobre linguagens e códigos, serão aplicadas humanidades e redação.
No mesmo período, o número de consumidores aumentou no estado.
Confira o calendário oficial do exame e a data oficial da chave de resposta.