menu
A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), emite, nesta sexta-feira (03/11), o alerta por enquanto às Secretarias Municipais de Saúde para acentuar as ações de condicionamento físico, acrescentando a orientação dos trabalhadores. As regras estão contidas na nota de dados atualizada nº. 23/2023, disponível na página online do FVS-RCP (https://abre. ai/ha6a).
As recomendações são acompanhadas de alertas para identificar os riscos à saúde física no ambiente de trabalho, bem como para identificar os equipamentos ocupacionais mais ameaçados neste momento de calor excessivo. Dentre os movimentos e cuidados a serem adotados, destaca-se a progressão da capacidade. -Movimentação e educação das equipes de condicionamento físico, seja na vigilância e assistência, para cuidar da condição física da equipe e seus problemas.
O documento também recomenda que as instalações externas ou externas sejam realizadas, preferencialmente, em turnos com menos luz solar, sem comprometer a jornada de trabalho, caso as pausas sejam improváveis, bem como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). ). (s) Tipo: roupa macia; com braços, antebraços e pernas cobertos com tecidos adequados para as mais altas temperaturas.
A diretora-geral da FVS-CPR, Tatyana Amorim, está reforçando a prevenção e o monitoramento das doenças diarreicas agudas. Só em outubro, o governo distribuiu mais de um milhão de garrafas de hipoclorito de sódio a 2,5%, usado no tratamento de água.
“A FVS tem intensificado o envio do hipoclorito para os serviços municipais de saúde, responsáveis pela distribuição em seu território, para que possam atender mais pessoas que precisam de tratamento de água”, explica o diretor.