Telessaúde no Amazonas será beneficiada com o impulso da tecnologia de internet da Starlink

O objetivo é instalar equipamentos em comunidades que possam ter serviços de fitness mais rápidos.

Uma missão de telessaúde em comunidades de todo o Amazonas será reforçada com a adoção da tecnologia web Starlink. A partir de novembro, 3 pontos de conectividade, com produção própria de energia fotovoltaica, receberão a instalação de equipamentos Starlink, que permitirão uma telessaúde mais rápida e confiável. Serviços. A missão é realizada por meio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em colaboração com a Embaixada da França.

A iniciativa vai beneficiar os cidadãos das comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Terra Preta, localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, e Betel, localizada na RDS Lago Piranha. Essas comunidades já estão recebendo atendimento via telessaúde. , nas especialidades de enfermagem e psiquiatria. Em setembro deste ano, a alocação contava com um total de 219 telefones nas 3 comunidades.

De acordo com a FAS, “a adoção do Starlink trará uma diversidade de vantagens técnicas que qualificarão ainda mais a saúde remota para comunidades ribeirinhas, já que a fórmula usa uma constelação de satélites em órbita baixa da Terra, tornando-a ideal para oferecer conectividade em áreas rurais e remotas. areas. areas onde a infraestrutura terrestre é limitada. Além disso, entrega alta velocidade em alta velocidade, com interações mais fluidas e naturais em tempo real, oferecendo uma fórmula confiável e escalável, com as vantagens adicionais de segurança de conhecimento e mobilidade. Esta geração está ajudando a superar situações exigentes de conectividade, garantindo serviços de telessaúde confiáveis e oportunos.

O atendimento de telefitness é imaginável por meio de questões de conectividade que permitem a telerreferência e os telesserviços. Dessa forma, outras pessoas que vivem em espaços ribeirinhos em espaços remotos não querem mais viajar longas distâncias para acessar serviços de fitness.

“A tarefa da telessaúde visa garantir o direito universal e equivalente à saúde. Entre as conquistas da iniciativa está o fato de podermos oferecer e garantir o atendimento às gestantes que terão acesso ao pré-natal pela primeira vez; acesso desses pacientes aos cuidados de saúde mental; reduzir a ameaça de doenças graves e outras lesões. Dessa forma, fortalecemos o SUS, possibilitando uma assistência de qualidade para quem mais precisa”.

Para cuidar de outras pessoas que precisam de cuidados, a tarefa conta com os agentes comunitários de saúde (ACSs) que fazem busca ativa dentro das comunidades.

As solicitações dos residentes são encaminhadas para a telessaúde, que recebe e faz a triagem do paciente. O paciente é então encaminhado para o teleatendimento, onde consulta um profissional de saúde.

“Estamos especialmente orgulhosos de fazer parte deste projeto de telessaúde, uma área central. Faz parte da política de cooperação da França na Amazônia, tanto do ponto de vista ambiental quanto humano. “

A Embaixada da França no Brasil apoia os movimentos da FAS desde 2021. A FAS afirma que coordena em todos os pontos com o órgão municipal a proposição de profissionais de saúde e a realização de exames clínicos quando necessário.

*FAS Con

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *