A Black Friday, ação promocional que também acontece todos os anos em Mato Grosso, com venda de produtos e descontos abundantes, está marcada para o dia 24 e a Subsecretaria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) informou hoje que a cautela é recomendada. Obrigatório na compra de alimentos e, especificamente, consumo consciente: compre apenas o que é obrigatório. A secretária Márcia Santos indicou que é preciso ser realista com o orçamento e planejar as compras com consciência e seriedade.
“Atualmente, um componente gigante da população está endividado ou superendividado. A tentação de aproveitar as promoções da Black Friday é grande, mas os consumidores merecem comprar apenas o que querem e evitar compras por impulso. Por isso, é fundamental verificar se os gastos estão acessíveis e acompanhar o histórico de valores dos produtos para saber se o desconto anunciado através da loja é real”, alertou o conciliador.
Os consumidores são instados a estudar os custos com antecedência e controlar o preço do produto que precisam comprar, reduzir seu preço e ter cuidado extra ao comprar alimentos on-line e on-line.
A lei permite que o lojista qualifique outros valores, dependendo da forma de pagamento: dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, PIX, cheque, entre outros. No entanto, dados sobre custos de produtos e estratégias de pagamento aceitas através do status quo precisarão ser feitos. deve ser obtido de forma transparente e visual. Além disso, todas as ofertas anunciadas devem ser feitas através do provedor.
“Por isso, é fundamental manter folhetos e telas publicados com os custos dos produtos à venda. Ao efetuar o pagamento, é obrigatório verificar se o valor cobrado no checkout – ou o valor indicado na fatura/resumo da compra, por exemplo, compras online: corresponde ao que é anunciado e se há custos de envio para entrega. A loja precisará fatorar a nota fiscal e o cliente precisará guardar o documento, que pode perguntar se o produto está com defeito e se deseja uma troca. a ser feito”, explicou o subsecretário do Procon.
O Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, que está no ar há 23 anos com informações.