O prazo para plantio de soja em Mato Grosso do Sul é 24 de dezembro

A época de plantio da soja no Mato Grosso do Sul foi marcada para 24 de dezembro, marcando um marco para a próxima colheita. O cronograma foi elaborado através do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) para 21 turmas da federação, agregando o MS.

Como parte integrante do Programa Nacional de Controle da Ferrugem da Soja, esses cronogramas de plantio atuam como uma medida fitossanitária complementar ao período de pousio. O alvo é a infestação da ferrugem asiática da soja, uma das doenças mais graves que afetam a cultura.

As mudanças nos cronogramas para esta colheita foram cuidadosamente planejadas após extensa pesquisa nos dados do Antioxidant Consortium. O aumento significativo de relatos de ferrugem asiática para a safra 2022/23, segundo a Embrapa Soja, destacou a necessidade de mudanças para agilizar o fungicida. usar e diminuir a ameaça de resistência fúngica.

“Nesse contexto, ressaltamos a importância da colaboração de todos os envolvidos. A revisão das autorizações excepcionais de cultivo é muito importante para o controle efetivo da ferrugem asiática e, portanto, para a preservação da nossa produção”, disse o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.

“A ferrugem asiática é um desafio que enfrentamos, com essas medidas estamos fortalecendo nossa defesa”, concluiu Ingold.

Progresso da plantação de soja nos Estados-Membros

Até 17 de novembro, Mato Grosso do Sul já havia plantado cerca de 85% dos 4,2 milhões de hectares de soja previstos. Isso representa cerca de 3,6 milhões de hectares, segundo estudo realizado pelo Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio). No último ciclo, o plantio ficou 7,7% atrasado.

Vale lembrar que historicamente a semeadura termina na primeira semana de dezembro. Para minimizar o efeito negativo desse atraso no plantio, os produtores devem ficar atentos ao monitoramento das condições climáticas e ajustar suas estratégias. Esses pontos principais ajustados minimizam o efeito negativo desse atraso.

Replantação

Mato Grosso do Sul registrou um replantio de 0,97% da área estimada, totalizando cerca de mil hectares. A maior parte do replantio ocorreu na região central, com cerca de 25. 107,10 hectares replantados. É seguido pela região Norte (7. 682 hectares), Nordeste (5. 878 hectares) e Sul (2. 539 hectares).

O atraso no plantio da soja nesta época é caracterizado pela baixa precipitação pluviométrica na região Norte, com apenas 54% das áreas plantadas registradas até 11/03, ante 78% na mesma época do ano passado. Adicionando a opção de impactar a janela de plantio do milho segunda safra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *