Os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul podem receber novas placas gratuitamente

O serviço estará disponível a partir desta segunda-feira (27/11) para os 20 municípios que registraram calamidade pública declarada.

Compartilhar:

Proprietários de carros que perderam suas placas nas recentes enchentes de pico podem solicitar uma autorização flexível do DetranRS para criar novas placas. O serviço estará disponível a partir desta segunda-feira (27/11) para os 20 municípios que vivenciaram um cenário de calamidade pública declarado pelo Decreto Estadual 57. 197/2023. O pedido deve ser feito nos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA) localizados nos municípios.

Para ter direito à isenção da taxa de autorização, o proprietário deve registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil (o documento da Delegacia Virtual é aceito). Nos municípios onde não há CRVA, o serviço será prestado no município mais próximo que possui o serviço.

A Associação Gaúcha de Impressores de Placas (AGAFAPV) informou que os estampadores credenciados pelo DetranRS nesses municípios concederão uma redução de 50% na produção de novas placas em caso de perda simultânea da frente e do verso. Será feito sem custos para os cidadãos que o perderam na entrada.

O DetranRS também emite segunda via avulsa do documento do veículo para quem ainda possui o CRV antigo (feito em papel verde e conhecido como DUT). O serviço é destinado aos cidadãos dos municípios de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Estrela, Farroupilha, Guaporé, Lajeado, Muçum, Paraí, Roca Sales . Matriz Santa Tereza, São Valentim do Sul, Serafina Correia, Taquari e Venâncio Aires.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua sendo emitida gratuitamente, em todos os Centros de Treinamento Rodoviário (CFC) do Estado, aos cidadãos dos 20 municípios por meio do decreto.

O DetranRS já emitiu mais de 193 documentos aos municípios atendidos, mas a solicitação só foi feita aos CFCs da região. Levando em conta que muitos cidadãos podem simplesmente se refugiar em casas de parentes localizadas em outros locais, a empresa ampliou suas emissões para atender o Estado.

A carteira de motorista gratuita é uma das medidas tomadas por meio da força-tarefa do governo do estado para ajudar os moradores de rua. Os movimentos de emergência visam fornecer documentos às famílias que perderam tudo nas cheias e que os vão querer, além de facilitar o acesso aos serviços sociais.

Pessoas que foram afetadas pelas enchentes, mas não perderam o celular e têm conexão com a internet, também podem acessar a CNH com o aplicativo Cartão Digital de Trânsito. O documento virtual tem o mesmo preço legal do formato físico e é baixado livremente. carregar.

Rua Marechal Deodoro, 101 – térreo sala 701

Centro – Bento Gonçalves – RS

Fone/Fax: (54) 3455-3999

WhatsApp: (54) 99692-3999

Contato: leouve@gruporscom. com. br

© Todos os Direitos Reservados

Grupo RSCOM e Portal Léouve 2022

Desenvolvido pela tecnologia BW2

Compartilhe em suas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *