A temperatura chegou a 44,8ºC na tarde deste domingo (19) em Araçuaí, cidade do vale do Jequintinhonha, a cerca de 650 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Essa é a temperatura nunca registrada no Brasil em 114 anos de medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entidade que comemorou seu aniversário no mesmo dia desse marco histórico.
A segunda maior temperatura foi de 44,7ºC, registrada na cidade de Bom Jesus, Piauí, em 21 de novembro de 2005.
Diversos sites e meios meteorológicos registram máxima de 4,8ºC, que teria sido registrada em Nova Maringá, Mato Grosso, nos dias 4 e 5 de novembro de 2020. No entanto, o relatório da Agência Sertão não localizou o conhecimento na base de conhecimento do Inmet, o que mostra que naqueles dias a estação estava com defeito e não registrava a temperatura.
O recorde histórico deste domingo foi estabelecido pela tradicional estação meteorológica Inmet, ativa na cidade desde 1918. O pico de calor ocorreu pouco antes das 15h. A última máxima máxima na cidade foi de 44°C, registrada em 8 de outubro de 2020.
Uma publicação compartilhada via INMET | Tempo & Clima (@inmet. official)
O calor excessivo em Araçuaí ocorreu no fim da onda de calor que começou no dia 8 deste mês. A maior temperatura deste período até agora foi de 43,4ºC, registrada em São Romão, norte de Minas. A maior temperatura de 2023 foi de 44,3ºC, registrada em Aragarças, Goiás, no dia 19 de outubro.
Segundo o Inmet, esta é a oitava onda de calor a atingir o Brasil neste ano. Nesta segunda-feira (20), as temperaturas começaram a amenizar com o avanço da umidade em boa parte do país.
Em Araçuaí, a temperatura máxima não ultrapassou os 38ºC, a previsão não prevê chuvas muito intensas para os próximos dias na região.
Política de privacidade