O volume de vendas no varejo em Mato Grosso do Sul cresceu 1,7% em setembro na comparação com agosto, representando a 5ª maior atualização do país na série com ajuste sazonal. O conhecimento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta quarta-feira (8).
Isso ocorre após dois meses consecutivos de quedas de -0,8% em agosto e -1,1% em julho. Nacionalmente, o volume de vendas no varejo cresceu 0,6%.
Na série sem ajuste sazonal, o resultado é mais positivo. O setor varejista de Mato Grosso do Sul cresceu 2% em relação a setembro de 2022. No acumulado do ano, 2,6%, enquanto no acumulado do ano nos últimos 12 meses é de 3,5%.
No entanto, o volume de vendas do setor de varejo expandido de Mato Grosso do Sul registrou queda de 2,4% na série com ajuste sazonal.
Segundo o IBGE, houve expansão no comércio varejista de veículos, motocicletas, peças de reposição e materiais de construção.
Na série com ajuste sazonal, o comércio varejista ampliado caiu 8,8%. A queda até agora neste ano é de 7,6% e de 4,9% em 12 meses.