Japão reabre mercado de aves de Mato Grosso do Sul

Agência Governamental

Em 20 de outubro, o Japão anunciou o cancelamento da medida de suspensão imposta à compra de carne, ovos e subprodutos de aves produzidos em Mato Grosso do Sul, após a detecção de um caso isolado de gripe aviária de alta patogenicidade. (IAAP) aves de subsistência, no município de Bonito, em 16 de setembro.

O governo do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão (MAFF) reconheceu, mais uma vez, o rigor dos controles sanitários realizados no Brasil, demonstrado na reação imediata a eventuais surtos da doença, conhecidos no país desde maio passado, apenas em aves silvestres e de subsistência. O Brasil continua sendo um dos únicos países com prestígio livre de HPAI na publicidade de fazendas, de acordo com o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMS).

Em 2022, Mato Grosso do Sul exportou mais de 29 mil toneladas de carne de frango para o Japão, no valor de US$ 68,7 milhões, ou cerca de 3% do total da indústria brasileira com aquele país, no valor de US$ 945 milhões. ovos ou aves vivas para o Japão.

O levantamento da suspensão transitória anteriormente imposta pelo MAFF reflete a comunicação inteligente entre o governo da saúde e o trabalho coordenado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Por: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *