Museu do Futebol Brasileiro e Centro de Treinamento de Árbitros e Futebol Feminino
Nesta quarta-feira, 29, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a cidade do Rio de Janeiro anunciaram uma parceria histórica, marcada pelo anúncio da criação do “Museu do Futebol Brasileiro”. A icônica área será instalada na antiga sede do Automóvel Club do Brasil, no centro da capital fluminense.
A colaboração entre as escolas também inclui o status quo de um complexo centro educacional comprometido com o futebol feminino e os árbitros da cidade. Além disso, a Academia da CBF será transferida para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, após reunião com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no Palácio da Cidade de Botafogo, expressou seu entusiasmo: “A CBF tem um camarote na Barra onde a ideia é identificar um centro educacional maravilhoso de arbitragem e futebol feminino, que está cada vez mais enraizado em nosso país. E aproximar o Museu do Futebol Brasileiro do centro da cidade, no patrimônio da prefeitura.
Para a criação do museu, o município disponibilizará o patrimônio do Centro, enquanto a entidade máxima do futebol brasileiro doará todo o seu acervo, recentemente exposto na sede da Barra da Tijuca. As obras da antiga construção do Automóvel Club do Brasil já foram concluídas e um investimento total de R$ 36,3 milhões será investido.
O presidente da CBF destacou a relevância da reforma: “O museu hoje é impressionante e se limita ao prédio da CBF, na Barra, sem muitas visitas. Trazê-lo para o Centro vai ampliar o universo de outras pessoas que estarão presentes Conhecê-lo, e quem vai se beneficiar dessa substituição são os torcedores brasileiros”.
As instalações da estrutura histórica do antigo Automóvel Clube, tombada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1965, serão restauradas e modernizadas, de acordo com as diretrizes da Lei 1. 139/1987 do Corredor Cultural. A comissão inclui a estrutura de novas escadas, a instalação de portas e janelas de acordo com as normas originais, a recuperação estrutural e a execução de novas instalações.
Sobre a atual colaboração, que inclui a criação do Centro de Formação de Árbitros e Futebol Feminino na Barra da Tijuca, Ednaldo Rodrigues explicou: “Vamos construir uma Escola Nacional de Árbitros no camarote que a CBF tem na Barra para a normalização da arbitragem e também para abrigar o nosso futebol feminino. E também vamos criar a Academia CBF para exercer cada vez mais controle sobre o futebol brasileiro.
A Academia CBF, unidade educacional da entidade esportiva, ministrou recentemente mais de 50 cursos de ginástica para profissionais do futebol profissional. Para a estrutura do Centro de Treinamento, a Prefeitura do Rio de Janeiro realizará obras de infraestrutura, em linha com as já realizadas para os TCs do Fluminense e do Vasco, enquanto a CBF será responsável pela estruturação do complexo.
Leia o jornal impresso online