Home › Meteorologia
Rio do Sul começou a enfrentar novas enchentes nesta terça-feira (28). As fortes chuvas que voltaram a cair sobre o Alto Vale causaram um acúmulo significativo do Rio Itajaí-Açu, causando alagamentos adicionais.
Rio do Sul, maior cidade da região, ainda se recupera dos estragos causados pela segunda maior enchente de sua história, registrada em 18 de novembro, quando a vazão do rio atingiu o pico de 13,04 metros.
De acordo com a Defesa Civil da cidade, as chuvas se intensificaram entre a manhã e a tarde desta terça-feira (28), por isso o rio começou a subir rapidamente.
Segundo dados das 18h, o nível do rio na cidade é de 7,46 m, o que representa um aumento de 28 cm desde a última hora.
A previsão continua a indicar chuva persistente durante a tarde e madrugada de quarta-feira. Pela manhã o rio pode atingir nove m de altura. Atualmente o ponto de inundação na cidade é de 10m e 11m, tome cuidado.
As fotografias feitas nesta tarde mostram o que existe na Rua Wenceslau Borini, no bairro Canta Galo.
Com mais de seiscentos desabrigados, Rio do Sul enfrenta novas enchentes – Vídeo: Rafael Constante Figueiredo/PMRS
Atualmente, Rio do Sul conta com 12 abrigos abertos que abrigam 205 famílias, ou um total de 628 pessoas.
A Proteção Civil aconselha a população a estar atenta a outros fenómenos relacionados com as chuvas, como inundações, deslizamentos de terra ou queda de barreiras.
Qualquer ocasião como rachaduras nas paredes, no chão, queda de árvores ou postes deve ser comunicada à Proteção Civil através do número de telefone 199.
O município de Agrolândia está atento ao intenso volume de chuvas que ainda devem cair sobre a cidade.
Espera-se entre 30 e 40 mm a mais de chuva, algo que não era esperado e deverá cair com maior intensidade na cidade de Serra dos Alves.
De acordo com a Defesa Civil da cidade, foram registrados alagamentos e alagamentos ocasionais em duas ruas. Atualmente, há um abrigo aberto na Agrolândia, no Clube Continental, que abriga famílias que tiveram que deixar suas casas.
Agrolândia registrou novas enchentes com a chegada das fortes chuvas – Vídeo: Defesa Civil/ND Reprodução