Assine nossa newsletter gratuita
Entre as questões estão a minimização da arrecadação do ICMS e o regime de recuperação fiscal.
O governador Cláudio Castro (PL) se reuniu nesta quarta-feira (29) com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, presidente da Corte; e Dias Toffoli, para tratar de problemas de grande interesse do Rio de Janeiro. No encontro, que aconteceu em Brasília, o Regime de Ajuste Tributário (FRR) e a proteção pública foram as prioridades. Ao comentar o RRF, Castro disse que, enquanto as negociações estão em andamento, enquanto os acordos com o governo federal estão avançados, ele não descarta a mediação do STF a longo prazo.
“Apresentei ao ministro Dias Toffoli, relator do nosso regime, como a adesão à lei complementar federal 194/22, que reduziu o ICMS da energia elétrica, das telecomunicações e dos combustíveis, alterou a nossa capacidade de pagamento. Quem perde 10 bilhões de reais a cada ano reduz especialmente sua capacidade de pagamento. Mostrei a situação que tínhamos antes desta lei e o desejo de rever as bases do RRF à luz desta mudança. “Queremos ser coerentes com isso e vamos querer essa mediação no futuro”, comentou o governador.
Quando a LC 194 entrou em vigor, em 2022, a economia fluminense faturou R$ 3,6 bilhões. No entanto, o Estado do Rio deve pagar à União R$ 4,8 bilhões da dívida assumida.
Em termos de segurança pública, o chefe do Executivo estadual classificou como positiva a aliança entre as forças de segurança do Rio de Janeiro e o governo federal. Cláudio Castro também destacou a importância das propostas que apresentou ao Congresso Nacional, destacando a proposta de combate às milícias e ao tráfico de drogas, além de completar a progressão de penas para criminosos presos com armas de guerra e pessoas envolvidas em organizações criminosas.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, combinou com o governador organizar uma assembleia no Rio, em maio de 2024, entre os presidentes dos tribunais constitucionais dos países membros do G20, uma cúpula judicial paralela, a J20.
“A reunião com o presidente foi muito proveitosa. Conversamos sobre o fator proteção pública e o que o Rio está fazendo nessa área, como a integração das forças de segurança estaduais e federais, para poder oferecer uma reação mais eficaz à sociedade”. Ele também falou sobre as propostas que o Rio de Janeiro apresentou ao Congresso para combater o tráfico de drogas e os crimes contra as forças de defesa. Não se trata de prorrogar a pena, trata-se de impedir a sua progressão”, disse o governador.
Salve meu nome, e-mail e neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new Date() ). getTime() );
Olá;! Você se inscreveu para receber a newsletter do Diário do Rio, o único jornal 100% independente do estado e leitura obrigatória para quem ama o Rio. Se, por acaso, alguém o aconselhou a passar por seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Depois de se inscrever, você receberá o máximo de notícias vitais do Rio de Janeiro diariamente. . Nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser descobertos em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever! Equipe Abs Rio Diário