‘Operação 404’ elimina 606 sites piratas de IPTV no Brasil e no exterior

Na última terça-feira (28), a sexta fase da Operação 404 desarticulou 606 sites ilegais em um esforço conjunto de governos policiais do Brasil e de outros 4 países. Do total de sites desativados, 238 estavam no Brasil, enquanto os 368 restantes estavam em países como Estados Unidos, Peru, Reino Unido e Argentina. Um dos alvos da polícia já contava com uma rede de mais de 60 mil usuários.

Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo é combater crimes relacionados à violação de propriedade intelectual na Internet. Em território brasileiro foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão. Além do fechamento de sites piratas de IPTV, foram removidos conteúdos desindexados em buscadores, bem como perfis e páginas de plataformas de redes sociais.

Para se ter uma ideia da extensão desses sites, o governo brasileiro tomou conhecimento de um alvo em Cuiabá (MT) que é uma rede de pirataria para cerca de 60 mil usuários. De momento, todas as operações foram encerradas, com apreensão de computadores e discos rígidos internos. que será submetido a exame pericial.

Alejandro Musso, Inspetor de Crimes Cibernéticos do Ministério das Finanças Públicas de Buenos Aires, destacou a importância da operação, ressaltando que a pirataria virtual não é um crime menor, afetando não apenas os criadores de conteúdo, mas também outras pessoas diretamente. Apresentando os efeitos em Brasília, Musso A Necessidade de Movimentos Criminosos para Combater Esses Tipos de Crimes alerta que a pirataria tem um custo significativo.

A operação 404 é nomeada em referência ao código de reação do protocolo HTTP, que indica que a página não foi descoberta ou não está na Internet: o erro 404 acima mencionado. Foi criado em 2019 e, em sua primeira fase, implementou 30 estudos. mandados e apreensões, bloqueando 210 sites da internet e 100 aplicativos ilegais de streaming e IPTV.

Na quinta fase, em março deste ano, outras 11 pessoas foram presas, 199 sites ilegais de streaming e jogos foram fechados, além do bloqueio de 128 nomes de domínio e seis canais de aplicativos de mensagens. Esses canais, com mais de 4. 000 inscritos, foram usados para transmitir músicas que ainda não haviam sido lançadas oficialmente.

? Nossa, o que podemos fazer melhor?

? Bem, seus retornos foram enviados!

✋ Você já nos enviou comentários para este texto.

Oficina da Net © 2005 – 2023 – Grupo A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *