Para celebrar o Dia Nacional do Samba, a gráfica Memória do Cavaquinho Brasileiro lança site

Assine nossa newsletter gratuita

Mesmo com a popularidade do instrumento, é muito fácil localizar melodias feitas para o cavaquinho escritas em partituras.

No dia 15 de dezembro, a partir das 18h, o Banco de Partituras Memória do Cavaquinho será apresentado no Centro de Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro por meio do Programa de Desenvolvimento Carioca – FOCA, o objetivo é ter uma área de referência para o cavaquinho brasileiro.

Segundo Pedro Cantalice, autor do projeto, o conceito é fornecer dados sobre o cavaquinho e sua história dentro da música popular brasileira. “O que precisamos é aproximar os músicos, divulgar seus trabalhos, pesquisar, se informar e ampliar uma dimensão artística maior e situações favoráveis para o nosso nicho. Não se engane, o Brasil é um país com muita reminiscência e se você contar conosco, estará vivo”, diz.

Pedro lembra ainda que, desde o início do projeto, houve uma chamada massiva para dezenas de outros ritmos musicais em que o cavaquinho pudesse ser utilizado. Nesse sentido, algumas das obras eu mesmo transcrevia e, mais ainda, ganhava com frequência mensagens de fãs da obra, nas quais enviavam partituras de determinadas músicas como forma de colaboração. A falta de partituras era tão grande que um professor de uma escola de música de São Paulo convidou seus alunos para transcrever a canção. músicas do canal como forma de avaliação, ampliando assim o número de cortinas escritas para o Cavaquinho”, explica.

O cavaquinho é um instrumento que tem uma variedade de estilos espalhados em partes do mundo, em Portugal, Cabo Verde, Indonésia e Havai, e por isso tem outros sotaques, mas no Brasil está presente na música popular desde o início e é uma componente da cultura do nosso povo. ” Abençoado com um som brilhante e muito carismático, o pequeno cordofone tem em sua história artistas brilhantes que desenvolveram novas táticas de performance e criaram muitas obras-primas musicais, algumas das quais são destinadas como “hinos” de nossa cultura. E o Brasileirinho, Waldir Azevedo?” Pedro pergunta.

Segundo o criador, mesmo com a popularidade do instrumento, não é tão fácil localizar melodias feitas para o cavaquinho escritas em partituras. “Como seu aprendizado está classicamente ligado à tradição oral, muitos músicos que se dedicam ao cavaquinho acabam não lendo a escrita musical clássica, então suas músicas raramente não são tocadas, ou até mesmo perdidas por falta de gravações musicográficas”, disse Array

O Banco de Partituras Memória do Cavaquinho Brasileiro nasceu com a proposta de dar uma contribuição à literatura do instrumento, a fim de transcrever e divulgar pinturas musicais através de mestres do cavaquinho de outras gerações, desde o século XIX até os dias atuais. No modelo do portal na internet, o Banco também incluirá perfis biográficos, pinturas feitas em cavaquinho, links para vídeos, entrevistas e muito mais. ” O conceito é que seja um movimento coletivo, onde todos possam colaborar para ampliar nossas atividades”, diz Cantalice.

SERVIÇO:

Lançamento do site brasileiro Memoria Cavaquinho

15 de dezembro, às 18h.

Centro de Música Carioca Artur da Távola

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro

Salve meu nome, e-mail e neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new Date() ). getTime() );

Olá! Você se inscreveu para receber o boletim Diário do Rio, único jornal cem por cento independente do estado e leitura obrigatória para quem ama o Rio. Se por acaso alguém lhe orientou a ter seu e-mail comprometido sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Após se cadastrar, você receberá diariamente as principais notícias do Rio de Janeiro. A nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser descobertos na nossa página online www. diariodorio. com Obrigado Por se inscrevendo!Equipe Abs Rio Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *