Mato Grosso do Sul continua no epicentro de intensa onda de calor nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República. As previsões apontam para um índice crítico de humidade relativa entre 10 e 30%. O calor ultrapassa os 40°C. basicamente na região do Pantanal, no norte e sudoeste.
O Cemtec (Centro de Monitoramento Meteorológico e Climático) indica a possibilidade de pancadas de chuva e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo ao longo do dia. As instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade combinado com o avanço de cavados e horas de sol. aquecimento.
Campo Grande sobe com termômetros para 27°C e pode chegar a 37°C, com ameaça também de chuvas isoladas. Os dourados variam de 23°C a 37°C. Na fronteira com o Paraguai, em Ponta Porã, a temperatura é de 23°C pela manhã e 35°C à tarde. Anaurilândia, na região leste, varia entre 25°C e 38°C.
Ainda de acordo com os controles, Paranaíba tem mínima de 23°C e máxima de 39°C, enquanto Três Lagoas registra temperaturas entre 26°C e 40°C. No Norte, Coxim e Camapuã registraram pela primeira vez 24°C. , atingindo 40°C e 39°C, respectivamente.
Corumbá e Aquidauana, no Pantanal, têm valores semelhantes, com 27°C pela manhã e 39°C à tarde. Em Porto Murtinho, no sudoeste do estado, a previsão de mínima é de 27°C, enquanto a máxima pode ser de 41°C no dia.