MS apresenta primeiro plano econômico nacional do país

Depois de dividir Mato Grosso do Sul em 8 regiões, percorrer mais de 4 mil quilômetros pelo conceito e dar atenção aos criativos, Mato Grosso do Sul apresenta o primeiro Plano Nacional de Economia Criativa do país.

Construída a várias mãos, a Superintendência de Economia Criativa destaca aquele que será o primeiro plano de colaboração para o setor no Brasil, no dia 5 de dezembro, no Auditório do Sebrae, em Campo Grande, no 1º Encontro Econômico do Estado Criativo.

Para que o Plano MS Criativo começasse e fosse bem-sucedido diante da Economia Criativa de Mato Grosso do Sul, foram realizados encontros regionais em Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde, Campo Grande, Bonito, Dourados e Três Lagoas.

Em cada etapa, a Superintendência, em conjunto com os principais parceiros como Sebrae, Sesc, Sesi e prefeituras, discutiu as perspectivas da região e as dificuldades imagináveis.

“O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está ampliando seu portfólio econômico com a criação do programa MS Criativo, um programa para inspirar e estimular a economia como opção de crescimento virtual próspero, verde e inclusivo. e é a criatividade que vai trazer isso”, destaca o superintendente de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul, Décio Coutinho.

Décio Coutinho é superintendente de Economia Criativa do Ministério da Agricultura, que tem coordenado as propostas para a região com uma equipe de parceiros.

Economia Criativa

A economia artística é a mistura de 3 elementos: cultura, tecnologia e economia, todos baseados na criatividade do talento humano. Liderado por um dos maiores especialistas do país, Décio Coutinho, Mato Grosso do Sul criou, no primeiro semestre de 2023, a Superintendência de Economia Criativa, dependência vinculada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

“Estamos construindo de forma colaborativa um plano nacional de economia das artes, organizando 8 planos regionais que resultarão em 8 planos regionais. Esses 8 planos regionais combinados vão traduzir o plano nacional para a economia artística, o primeiro plano colaborativo do Brasil”, explica Décio.

MS Criativo Mapa

“Onde há talento, há oportunidades” é o mote com que se realizaram os encontros regionais para reunir colaborações entre artistas, criativos, artesãos, designers, outras áreas como a gastronomia, moda e tecnologia, arquitetura, fotografia, música, artes, mas também gestores.

Refletindo as diferenças de indivíduos e setores, o documento é construído em torno dos seguintes eixos: formação, gestão, financiamento, ambiente artístico, mercado, inovação, questões legais, Rota Bioceânica e Pantanal.

“Nesta construção vimos muita coisa inteligente, muita coisa emocionante, conhecemos outras pessoas que pintam lá em suas comunidades e que precisavam ser ouvidas. Portanto, visitar as regiões e construir a tarefa neste formato nos deu a oportunidade de conhecer a verdade dos criadores mato-grossenses”, enfatiza.

Para o titular da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda, a economia artística de Mato Grosso do Sul olha para a perspectiva do setor no estado.

“Mato Grosso do Sul está à frente de todos os estados com o Plano Nacional de Economia Criativa. No dia 5 faremos a assembleia estadual para apresentar o plano e transformá-lo em um projeto de lei para que possamos garantir a melhoria da nossa cultura e, acima de tudo, a geração de uma fonte de renda para a população”.

O I Encontro Estadual de Economia Criativa acontecerá no dia 5 de dezembro, a partir das cinco da tarde, no Auditório do Sebrae, na Avenida Mato Grosso, 1661. A ocasião é aberta ao público e não requer inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *