Na última quinta-feira (30), o governador do Amazonas, Wilson Lima, emitiu uma nota alertando o Amazonas para que usem o nome do estado. O discurso repercutiu. Mas qual é a verdadeira origem do nome empresarial de Jeff Bezos?
Saiba Mais
Fundada em 1994, a Amazon surgiu como uma livraria online, mas com o tempo tornou-se uma gigante da tecnologia e uma das empresas mais conhecidas do mundo. E foi o próprio Jeff Bezos quem escolheu a marca da empresa.
O empresário buscava um logotipo que começasse com a letra “A” porque, na época da criação da Amazon, os sites estavam indexados em ordem alfabética. Dessa forma, o objetivo da empresa era aparecer entre os primeiros efeitos das buscas na web.
A história é semelhante à seleção de chamadas da Apple. Segundo o biógrafo de Steve Jobs, Walter Isaacson, o cofundador da empresa escolheu o nome porque seguia uma dieta de frutas, mas também porque sabia que o termo precederia o Atari na lista telefônica.
Assim, Bezos começou a procurar recursos no dicionário até descobrir que a Amazon era descrita como o “maior rio do planeta”, escreveu Brad Stone, no e-book The Everything Store: Jeff Bezos and the Amazon Era. “Não só é o rio mais longo do mundo, mas é várias vezes maior do que o segundo maior rio. Destrói todos os outros rios”, disse Bezos, de acordo com o e-book da Array.
Essa escolha levou a empresa a abandonar o nome que usava inicialmente: Cadabra, uma referência à palavra “abracadabra”. De acordo com o Business Insider, um ex-advogado alegou que a referência era muito difícil de entender e que a palavra às vezes era com “cadáver”.
Antes de se estabelecer Amazon. com, Bezos pensou em outros nomes, como Awake. com e Browse. com. Os nomes de domínio foram comprados através do empreendedor e, até hoje, redirecionam os usuários para a página da loja.
Assista à série &
Alessandro Di Lorenzo é colaborador(a) no Olhar Digital
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.