Por: Agência Futebol Interior, 30/11/2023
Argumentos fortes
Campo Grande, MS, 30 (AFI) – Tendo vencido o Náutico FC por 2 a 1 na tarde quinta-feira (30), e contando com empate sem gols entre Águia Negra e Corumbaense na sequência, a Portuguesa se sagrou o primeiro time do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B a conquistar o acesso, ainda que não consiga avançar para a final.
Os confrontos foram válidos para a primeira rodada das semifinais, onde ambos os rankings garantirão uma vaga na elite do ano que vem. No entanto, como a SERC desistiu de competir no primeiro departamento em 2024, abriu-se uma vaga que classificará o semifinalista com a cruzada mais produtiva entre os dois perdedores.
Mesmo que seja eliminada pelo Náutico no Grupo B, o que garantiria a sua posição na melhor classificação junto com o vencedor do Grupo C, a Portuguesa será inevitavelmente a melhor cruzada contra o perdedor entre Águia Negra e Corumbaense.
Com o acesso antecipado e ainda disputando o título, o clube sul-mato-grossense dá sequência ao ano conquistador para os clubes que carregam ‘Portuguesa’ no nome. Em São Paulo, embora a Lusa (Portuguesa-SP) não tenha feito uma grande temporada, se manteve na elite estadual, enquanto a Briosa (Portuguesa Santista) foi campeã da Copa Paulista e conquistou vaga para a Copa do Brasil. Já a carioca (Portuguesa-RJ), se sagrou campeã da Copa Rio neste ano e jogara a Série D do Brasileirão em 2024.
Ex-XV de Piracicaba e São José nesta temporada, o atacante Anderson Cavalo atua no clube da segunda divisão. Everton Tiziu, atacante de velocidade formado no Paulista e no Corinthians, com outras passagens pelo estado também compõe o elenco, assim como o meia Adriano Ferreira, ex-Mirassol, Votuporanguense, Nhô Quim e mais.
O lateral-esquerdo Júnior Prego também tem passagens de peso, por Maringá, São Bento, Portuguesa-SP, Cascavel e mais. Formado no Rio Claro, o lateral André Mascena é outro que joga na Lusa Sul-Mato-Grossense, ao lado do zagueiro Rafael Caldeira, ex-Marília, Santos, Oeste, Bragantino e Mirassol.
Auxiliar técnico do Marília em 2023, Glauber Caldas, de 36 anos, está no comando da Portuguesa, que disputará no ano que vem o voo mais sensato do Mato Grosso do Sul.
Neste sábado, Águia Negra e Corumbaense se enfrentam sábado (02), às 19h, brigando pela vaga na final, onde enfrentará o vencedor entre Portuguesa e Náutico, que jovem no domingo (03), às 15h.