Funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível em 17 estados brasileiros; confira quais são eles
Os motoristas com mais de 60 anos não precisam mais ir aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) para ter acesso à credencial de estacionamento em vaga preferencial para idoso, também conhecida como cartão de estacionamento do idoso. Isso porque agora é possível emitir o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
A ferramenta está disponível em 102 órgãos de trânsito de 17 estados que aderiram ao serviço. A lista completa pode ser conferida abaixo ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.
VEJA TAMBÉM:
Para considerar um telemóvel com um cartão de estacionamento para idosos, basta:
A Secretaria Nacional de Trânsito está trabalhando para garantir que idosos e outras pessoas que não estão autorizadas a dirigir veículos automotores, mas que trafegam em veículos de terceiros, também possam solicitar a permissão de estacionamento digitalmente.
Atualmente, a permissão para idosos não condutores só é dada se o interessado for até o órgão local de trânsito.
O serviço já estava disponível no Portal da Senatran, mas foi estendido ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. A grande vantagem, segundo o Ministério dos Transportes, está na simplificação da aprovação. É que agora todas as validações de dados pessoais e de documentos são feitas pelo aplicativo. Após a liberação da credencial, basta imprimi-la e fixá-la no painel do veículo.
Documento obrigatório para a utilização das vagas reservadas, o bilhete de estacionamento para idosos é destinado a condutores com mais de 60 anos e outras pessoas com deficiência motora. Esses espaços são marcados por pinturas ou placas de piso em vias públicas e estacionamentos de hospitais, supermercados e outros estabelecimentos publicitários.
Ao estacionar em vagas especiais, os beneficiários devem colocar seu documento de identidade no painel do veículo ou em local visual para vistoria. A falta de informação do nome é crime previsto no artigo 181 do Código da Estrada Brasileira e pode resultar em multa média.
Estacionar um veículo em vagas reservadas para idosos sem o cartão que comprove essa condição exige do motorista:
? Gostou? Apoie nossas pinturas seguindo nossas redes sociais e acesse conteúdos exclusivos. Não comente nem compartilhe.
Ah, e se você é fã dos áudios de Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: