Golpes e e-mails falsos aumentaram na Black Friday; Veja como evitar

Segundo o Google, dois em cada 3 consumidores pretendem aproveitar a Black Friday 2023. As promoções vão durar 24 horas nesta sexta-feira, 24. Mas, antes de partir para as compras, é fundamental saber que as ofertas não são golpes.

O comércio online é uma das grandes apostas das empresas brasileiras, e não só as de grande porte. Os marketplaces como a Shopee, por exemplo, têm conquistado vendedores e compradores.

A oferta é tentadora: um alto-falante JBL Boombox, que tem valor médio de R$ 2 mil, é vendido por R$ 247,99. É o que promete a falsa “Loja Estoque Brasil”.

No entanto, analisando um pouco melhor a página virtual, é possível localizar alguns problemas, em especial o e-mail de contato com um erro de digitação: “[email protected]” (sem a letra “t”).

Ofertas excessivamente tentadoras em lojas desconhecidas, que aparecem em anúncios nas redes sociais, são provavelmente golpes.

Aqui está uma ferramenta que permite verificar a confiabilidade dos sites e estar mais informado.

Sites mais analisados pelos consumidores no Reclame aqui:

Além dos sites falsos, o envio de e-mails fraudulentos é a principal tática dos golpistas no Brasil. A empresa de segurança cibernética Kaspersky bloqueou mais de 30 milhões de ataques de phishing nos primeiros dez meses deste ano.

Em geral os golpistas usam os itens mais desejados pelos consumidores, como iPhones. Inclusive, recentemente os criminosos usaram o nome dos Correios para anunciar um falso leilão.

É assim que os fraudadores agem: usam nomes de empresas conhecidas para atrair mais vítimas. E, infelizmente, essa estratégia funciona.

Nesse caso, trata-se de conferir os dados da loja desejada no Google ou em sites como o Reclame Aqui.

É que os consumidores evitam pagar com PIX e preferem cartões de débito ou cartões de crédito virtuais, pois em ambos os casos é menos difícil contestar a aquisição.

Além disso, existe um golpe de clonagem de cartão. Se isso acontecer, fica menos difícil cancelar o cartão de crédito virtual e faturar um novo ao mesmo tempo. Dessa forma, o cliente não precisa esperar a chegada de um novo cartão. em sua casa.

Além de prestar atenção nos pontos acima, os consumidores também prestam atenção na reputação da empresa.

Quantas outras pessoas introduziram esta empresa?Como você chegou aos consumidores? Aqui estão algumas coisas a ter em mente.

Novamente, o Reclame Aquí pode ajudá-lo com isso com suas ferramentas:

Por fim, se não conhece a loja, não insira seus dados pessoais.

Também inclui outros dados vitais para os consumidores. Se você vir um golpe ou anúncio falso, denuncie ao Procon em sua região.

Plataforma voltada para levar assuntos relacionados a economia popular da forma que deve ser: simples, ágil e confiável.

FDR® – Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. Reprodução não permitida.

FDR não se envolve em nenhuma transação monetária de qualquer tipo ou duração. A página online funciona como veículo de dados, oferecendo conteúdo informativo e aplicável à população em geral, marginalizada pelos bancos e pelas grandes corporações. Os dados aqui publicados são confiáveis ​​e independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *