12 de março de 2023 às 10:59
Lula com o presidente francês Emmanuel Macron ‧ Foto: Ricardo StuckertTamanho da fonteA-A+
Na recente COP28, em Dubai, o presidente francês, Emmanuel Macron, se posicionou fortemente contra o acordo UE-Mercosul, uma medida vista como uma vitória do lobby do agronegócio francês e europeu. Macron, apesar das reclamações sobre o uso contínuo de carvão pela França, afirmou que a agricultura europeia está caminhando para a descarbonização, em contraste com as práticas agrícolas do Brasil.
A postura representou um revés para o presidente Lula, que esperava fortalecer a parceria entre os blocos econômicos europeu e sul-americano. Macron defendeu o desejo de rever o acordo, que considera obsoleto, já que seu próprio país faz parte de uma organização. que planeja expandir o uso da força nuclear para diminuir sua dependência do carvão.
O episódio culminou com Lula abandonando a entrevista coletiva programada após o evento, uma decisão rapidamente interpretada como uma reação ao desfecho desfavorável para o Brasil. Embora tenha sido apresentada como uma medida de precaução, muitos perceberam isso como uma tentativa de Lula evitar questões sobre o fracasso em avançar nas negociações do acordo.
Fonte: Horário de Brasília
Para ler no celular, aponte a câmera para você
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.
Jornalista
Defensoria Pública
Sociedade
Saúde
Advogado
Medicamento
Comentários dos leitores
Saúde
Artista Político
Cajazeiras/PB
Cajazeiras/PB
Uiraúna/PB
Cajazeiras/PB
Conceição/PB
Itaporanga/PB
Cajazeiras/PB
Sousa/PB
Patos/PB
Patos/PB
Pombal/PB
Sousa/PB
Uiraúna/PB
Vitória/PB
Sousa/PB
Cajazeiras/PB
Cajazeiras/PB
Princesa Elizabeth/PB
Sousa/PB
Sousa/PB
São João do Rio do Peixe/PB
Sousa/PB
© 2006-2023 – Repórter PB – Todos os direitos reservados.