Mais de 5 mil novos empregos foram gerados na Bahia em outubro

Levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cagged) mostrou que a Bahia gerou mais de 5 mil empregos formais em outubro de 2023. Mais de 2 mil empregos foram criados só em Salvador. Este é o décimo mês consecutivo com saldo no estado.

O dado é o resultado da diferença entre as 71.894 admissões e 65.989 desligamentos registrados no mês. Com o resultado de outubro, a Bahia passa a contar com 1.984.145 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0.30% comparado ao mês de setembro. Para Salvador, a mudança foi de 0,39%.

Os segmentos que mais geraram postos de trabalho são Serviços, Comércio, principalmente no ramo de reparação de veículos automotores e motocicletas, e o setor da Agricultura. Tais áreas geraram, respectivamente, 4.462, 2.149 e 741 empregos.

Os setores com perdas foram estrutura (-1. 153 empregos) e indústria geral (-294 empregos).

O conhecimento sobre o emprego formal é de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego e vem sendo sistematizado por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), empresa vinculada à Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

No Brasil como um todo, o mês de outubro acumulou saldo de 190. 366 novos postos de trabalho, uma renovação relativa de 0,43% em relação a setembro. Para o Nordeste, o saldo foi de 36. 647 novos postos de trabalho, com giro de 0,50%.

Dos 27 estados brasileiros, 26 registraram aumento de tarefas em outubro, com exceção de Roraima. A Bahia ocupa a oitava posição no ranking das unidades federativas.

Ao analisar a funcionalidade da Bahia na região Nordeste, o estado ocupa a 3ª posição em termos de geração de novos empregos. Confira a lista abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *