Ministério da Saúde do Rio mobiliza movimentos em prol da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Assine nossa newsletter gratuita

A Prefeitura do Rio promove testagem e presta serviços de prevenção e tratamento a pessoas soropositivas no dia da campanha, que acontecerá neste sábado (02/12)

A cidade do Rio de Janeiro enfrenta um recorde de 2. 300 novos casos de HIV, o vírus causador da Aids, somente em 2023, resultando em uma taxa de detecção de 33,9 por 100 mil habitantes. Além disso, desde o início do ano, foram registradas 409 mortes, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 6 por cem mil pessoas. A AIDS continua sendo um grande desafio de saúde pública, mesmo que o número de mortos não seja tão alto quanto nas décadas de 1980 e 1990, exigindo salvação. e cuidados ininterruptos para maior qualidade de vida dos pacientes e prevenção de novas infecções.

Atualmente, outras 42. 850 pessoas vivem com HIV e recebem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade do Rio de Janeiro, e todos os medicamentos são entregues gratuitamente. Mais de 230 unidades básicas de saúde, entre clínicas da família e centros esportivos municipais, oferecerão instalações de triagem à população.

Como parte do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Diretoria Municipal de Saúde (SMS) apresentou o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids no município, disponível no portal EpiRio (https://epirio. svs. rio. br/). as situações exigentes impostas pelos novos casos, mas também o andamento das ações de salvamento, como o aumento significativo do número de utentes examinados, de 278. 605 em 2021 para 304. 667 em 2023 até agora. Eles têm medidas em vigor para evitar a transmissão do vírus, permitindo o início rápido do tratamento e o manejo de aconselhamento e medicação, adicionando a profilaxia pré-exposição (PrEP), um retroviral usado por pessoas não infectadas com HIV para prevenir a infecção. . . . Relação sexual por infecção.

A PrEP é recomendada para grupos mais vulneráveis, como casais sorodiscordantes, homens que fazem sexo com homens, entre outros casos. Seu uso regular reduz em até 95% o risco de infecção pelo HIV. Com a ampliação da oferta desse método na rede municipal, o número de pessoas utilizando a PrEP aumentou de 1.305 para 7.279 entre 2021 e 2023. Todas as unidades de Atenção Primária no Rio de Janeiro estão capacitadas para oferecer orientação sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além de prescrever a PrEP conforme a necessidade. Pacientes com HIV podem buscar tratamento e medicação em qualquer unidade de saúde, sem a obrigação de se limitar à sua unidade de referência.

“O município avançou na redução da carga viral, hoje temos quase 80% dos pacientes soropositivos convivendo com carga viral indetectável, os antirretrovirais. Todas as nossas 238 academias estão preparadas para esse serviço e é imprescindível que a população tome precauções, faça o teste e receba tratamento. As pessoas querem ter consciência de que é por meio da testagem que podemos evitar a disseminação dessa doença, que continua sendo um problema de saúde pública”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. .

E para enfrentar as situações exigentes que o HIV ainda representa, a SMS trabalha com o chamado sistema de salvação combinada, que combina outras estratégias e movimentos para se salvar do vírus, como testagem, salvação da transmissão vertical (das gestantes soropositivas mulher) . para o seu bebê), remédio para infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais, vacinação contra hepatite A e B, alívio de danos para usuários de álcool e outras drogas, profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP), remédio para outras pessoas já vivem com VIH, distribuição de preservativos (mais de 12,7 milhões de preservativos masculinos já foram distribuídos este ano). As estratégias estarão disponíveis nos postos de primeiros atendimentos e no novo Centro de Prevenção Combinada, que funciona em horário estendido, de domingo a domingo, das 7h às 22h, no Complexo de Saúde de Botafogo, Rua General Severiano nº. 91.

“O Boletim Epidemiológico deste ano deixou claro que os dados são essenciais para combater essa infecção. Então, se hoje ainda temos um grande volume de dados, especialmente entre os jovens, isso é um componente de dados ruins. Hoje em dia já temos remédios como PrEP e PEP nas academias, mas acima de tudo queremos fortalecer o controle. Qualquer pessoa sexualmente ativa merece ser verificada. Quanto mais precoce for feito o diagnóstico, maior a cura e a qualidade de vida. Tem que verificar para saber e, para saber, tem que verificar”, acrescentou o coordenador executivo da Coordenadoria de Diversidade Sexual da cidade do Rio, Carlos Tufvesson.

O SMS também está se expandindo para testar com o VanBora!Promoção, uma van com equipamentos de ginástica que percorre aglomerações, em festas e eventos, levando testagem, orientação e vacinação ao público presente.

Dezembro Vermelho: Mês de Conscientização

Ao longo do mês, a cruzada promoverá movimentos para engajar profissionais e usuários na prevenção, assistência, cobertura e promoção dos direitos de outras pessoas vivendo com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado integral com a forma física. O Dia D da cruzada será neste sábado (02/12) com uma mobilização nos conjuntos de atendimento número um, das 8h às 17h.

Confira a programação do Dezembro Vermelho no link: https://saude. prefeitura. rio/noticias/unidades-de-saude-realizam-acoes-para-marcar-o-dezembro-vermelho/

Salve meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new Date() ). getTime() );

Olá;! Você se inscreveu para receber a newsletter do Diário do Rio, o único jornal 100% independente do estado e leitura obrigatória para quem ama o Rio. Se, por acaso, alguém o aconselhou a sobreviver com o seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Depois de se inscrever, você receberá as principais notícias do Rio de Janeiro diariamente. Nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser descobertos em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever! Equipe Abs Rio Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *